terça-feira, 11 de outubro de 2016

PAPO DE BANCA - PEC 241





DOCUMENTO DA ONU

(ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), INFORME INSTITUCIONAL,"THE CHALLENGE OF SLUMS", PUBLICADO EM 2003, DIZ:

"A PRINCIPAL CAUSA DA POBREZA E DA DESIGUALDADE NOS ANOS 1980 E 1990 FOI A RETIRADA DO ESTADO".

Como agora a Câmara Federal a serviço do Governo Temer/banqueiro Meireles querem impor a total retirada do estado da Economia, na contramão do documento da ONU.



"Como a globalização contribuiu para a formação de favelas? Comércio, o capital desregulamentado, mercados de trabalho e da retirada do Estado têm todos os níveis influenciaram de pobreza e desigualdade. Este capítulo de "O Desafio das Favelas" argumenta que as inseguranças criadas pela globalização superam quaisquer benefícios para as pessoas mais pobres. Favelas são um resultado da pobreza urbana. Criação de cidades sem favelas é essencialmente uma busca de meios de vida urbano sustentável.

A década de 1990 viu a expansão do comércio, novas tecnologias de comunicação, de produção mais barato e os fluxos de capital aumentou. De acordo com o pensamento neo-liberal, isto deveria ter sido uma década de prosperidade e justiça social. No entanto, em vez de uma maior igualdade, o fosso entre ricos e pobres aumentou. Como a produtividade agrícola melhorou, as pessoas se mudaram para as cidades em busca de trabalho. Em vez de ser um foco de crescimento, as cidades tornaram-se centros para populações excedentes que trabalham em empregos de salário não qualificados, desprotegidos e baixos.

Períodos de 'altos e baixos' têm uma forte correlação com urbana a imigração e com o desenvolvimento de áreas de favelas. Vários fatores contribuem para a relação entre a globalização, a pobreza, a desigualdade ea formação de favelas:

Comércio: Maior exposição ao comércio internacional significa economias são mais propensos a tornar-se volátil. fronteiras mal policiadas em países em desenvolvimento significa que o comércio informal ou ilegal é comum.
o capital desregulamentado: aumentos enormes na velocidade e fluxo de financiamento e de capital em todo o mundo têm sido uma característica preocupante da globalização; como evidenciado por casos de desastre corporativo, comerciantes desonestos e moedas desvalorizadas.
Os mercados de trabalho: Em uma economia globalizada, há poucas oportunidades para os trabalhadores não qualificados nos países menos desenvolvidos. Muitas vezes, essas pessoas não têm outra opção senão juntar-se o setor informal e vive em favelas.
O recuo do Estado: políticas neoliberal dos anos 1980 e 1990 foram focados no individualismo, competição e auto-confiança que ameaçava gravemente a ideia de redirecionamento de renda através de tributação ou de segurança social, redes. Estas políticas têm sido uma das principais causas de aumento da pobreza e da desigualdade.
Com mais cidades abertas às forças do comércio internacional, 'altos e baixos' vai continuar a aumentar a desigualdade e distribuir a riqueza de forma desigual. As favelas associadas a esses ciclos econômicos continuarão a formar nas áreas de rápido desenvolvimento do mundo. A solução encontra-se com os governos dos países e para a cidade que devem decidir o que vai beneficiar seu povo e de design estratégias apropriadas em parceria com os cidadãos e doadores.

A globalização está agora a acontecer num contexto de aumento dos fluxos de urbanização. Os países em desenvolvimento precisarão de ajuda para evitar que suas cidades de ir sob devido ao congestionamento, degradação ambiental e agitação social.
Como favelas são uma manifestação da pobreza urbana, estratégias para evitar a formação de favelas deve abordar os problemas fundamentais: o desemprego, a falta de oportunidades de geração de renda e aumento da desigualdade de renda.
Onde os objetivos país são inequívoca e ter um apoio universal, as evidências sugerem que eles serão alcançados. Registaram-se progressos com a saúde e na ligação de serviços urbanos. progresso semelhante pode ser feita com outros objetivos sociais."

Nenhum comentário: