sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DERROTA DO IMPERIALISMO DOS EUA - 40 fotos da Guerra do Vietnã

Vietnã festeja independência no 2

 de setembro e presta homenagens ao patriarca Ho Chi Minh

DERROTA DO IMPERIALISMO DA FRANÇA, EUA.
VIVA A LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL!
VIVA O POVO DO VIETNÃ!
Exemplo para o mundo.


O absurdo que leva milhares de pessoas à morte em defesa dos interesses de uns poucos afortunados, os interesses econômicos conduzem à guerra, e o assassinato de milhares de pessoas, como acontece na



Nada retrata tão bem a Guerra do Vietnã quanto as fotografias tiradas do conflito. Mesmo através das lentes americanas, é possível ter uma ideia da violência, da estupidez, do desespero, enfim, da insanidade que foi aquela guerra.
Guerra, o auge da selvageria humana. O absurdo que leva milhares de pessoas à morte em defesa dos interesses de uns poucos afortunados. Tem sido assim desde que os primeiros seres humanos pisaram neste planeta e não há indícios que tal loucura cessará algum dia. A religião conduz à guerra, os interesses econômicos conduzem à guerra, as diferenças étnicas conduzem à guerra e até mesmo a busca pela paz, leva os homens aos campos de batalha.
guerra_vietn-1
Helicópteros americanos metralham uma linha de árvores para cobrir o avanço das tropas terrestres sul-vietnamitas em um ataque a um acampamento vietcongue, 18 quilômetros ao norte de Tay Ninh, a noroeste de Saigon, perto da fronteira com o Camboja, no Vietnã, em março de 1965. (AP Photo / Horst Faas)


guerra_vietn-2
Um tanque M41, do exército vietnamita, avança sobre as posições inimigas em Saigon, Vietnã, em maio de 1960. (Departamento de Defesa dos EUA)

guerra_vietn-3
O helicóptero CH-46, da Marinha dos EUA, cai em chamas após ser atingido por fogo  inimigo durante a Operação Hastings, ao sul da zona desmilitarizada entre o Norte e o Vietnã do Sul, em 15 de julho de 1966. O helicóptero caiu e explodiu em uma colina, matando um tripulante e 12 fuzileiros navais. Três tripulantes escaparam com queimaduras graves. (AP Photo / Horst Faas)

guerra_vietn-4
Um jovem fuzileiro naval espera na praia , Da Nang, no Vietnã, 03 de agosto de 1965. (EUA Marine Corps.)

guerra_vietn-5
Uma bomba de napalm irrompe em uma bola de fogo perto de soldados norte-americanos em patrulha no Vietnã do Sul, em 1966. (AP Photo)

guerra_vietn-6
Um carregador de maca vietnamita usa uma máscara devido ao cheiro dos cadáveres,  soldados norte-americanos e vietnamitas mortos na luta contra os vietcongues na plantação de seringueiras Michelin, cerca de 45 km a noroeste de Saigon, 27 de novembro de 1965. Mais de 100 corpos foram recolhidos depois de um ataque vietcongue. (AP Photo / Horst Faas)

guerra_vietn-7
Vietnamitas feridos recebem ajuda na rua, após a explosão de uma bomba em frente à embaixada americana em Saigon, Vietnã, 30 de março de 1965. (AP Photo / Horst Faas)


guerra_vietn-8
O sargento Ronald A. Payne, de Atlanta, Geórgia, da 25° Divisão de Infantaria , verifica a entrada do túnel carregando uma lanterna e uma arma, antes de entrar para procurar vietcongues e seus equipamentos durante a Operação "Cedar Falls" , em Bo Ho Woods, 25 quilômetros ao norte de Saigon, em 24 de janeiro de 1967. (EUA Departamento de Defense/SP5 Robert C. Lafoon, Exército dos EUA Sp Foto Det Pac)



guerra_vietn-9
Uma vista aérea  do porta-aviões  USS Forrestal, em curso cerca de um mês após os incêndios e explosões  que danificaram o navio, deixando 132 tripulantes mortos, 62 feridos e dois desaparecidos, quando em serviço ao largo do Vietnã, em julho de 1967. (Marinha dos EUA / APS HL WISE)


guerra_vietn-10
Um helicóptero UH-1D em missão numa área de floresta  no delta do Mekong. (Departamento de Defesa dos EUA / Brian K. Grigsby, SPC5)


guerra_vietn-11
Thích Quảng Ðức durante a auto-imolação. A imagem, uma das mais icônicas do século XX, foi feita pelo fotógrafo da Associated Press Malcolm Browne.
guerra_vietn-12
Paraquedistas americanos do 2°Batalhão da 173° Brigada Airborne, tentam  manter suas armas automáticas acima da água ao atravessar um rio na chuva, durante uma busca por posições vietcongues na área de selva de Ben Cat,  Vietnã do Sul em 25 de setembro de 1965. (AP Photo / Henri Huet)

guerra_vietn-13
As forças sul-vietnamitas escoltam Nguyen Van Lem (também conhecido como Bay Lop), suspeito de ser um oficial vietcongue em uma rua de Saigon, 01 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo / Eddie Adams)

guerra_vietn-14
Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, dispara sua pistola na cabeça do suspeito  Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, em 1 de fevereiro de 1968. (AP Photo / Eddie Adams)

guerra_vietn-15
Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, guarda sua arma depois de executar  Nguyen Van Lem, em uma rua de Saigon 1 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo / Eddie Adams)

guerra_vietn-16
Manifestantes em Berkeley, Califórnia, marcham contra a guerra no Vietnã em dezembro de 1965. (AP Photo)

guerra_vietn-17
Manifestantes anti-guerra se reúnem  em Washington DC ,em 21 de outubro de 1967. (AP Photo)

guerra_vietn-18
Um acampamento vietcongue é incendiado perto de My Tho, em 5 de abril de 1968. Em primeiro plano, o soldado de primeira classe Raymond Rumpa, de St. Paul, Minnesota.

guerra_vietn-19
Um caça F-100D Super Sabre,  dispara  contra uma posição do inimigo no Vietnã do Sul, em 1 de janeiro de 1967. (Departamento de Defesa dos EUA)

guerra_vietn-20
Durante a Operação "Bushmaster", um soldado fica sozinho com seus pensamentos enquanto espera para participar de uma missão de assalto contra o Exército norte-vietnamita. No Vietnã,  em agosto de 1971. (EUA Departamento de Defense/SP4 John L. Hennesey, 221 Sig Co)

guerra_vietn-21
Mulheres e crianças se agacham em um canal lamacento, para se proteger do intenso fogo vietcongue, em Bao Trai, cerca de 20 quilômetros a oeste de Saigon, em 1 de janeiro de 1966. (AP Photo / Horst Faas)

guerra_vietn-22
O corpo de um paraquedista americano, morto em combate na selva perto da fronteira cambojana, é levantado até um helicóptero de evacuação, em zona de combate, em 1966. (AP Photo / Henri Huet)

guerra_vietn-23
Soldados americanos saem de suas trincheiras lamacentas ao amanhecer, depois da  terceira noite de luta  contínua contra as tropas norte-vietnamitas; 324° divisão B durante a Guerra do Vietnã em 21 de setembro de 1966. (AP Photo / Henri Huet)

guerra_vietn-24
Um helicóptero de suprimentos pousa em uma colina que faz parte da base de apoio de fogo 29, a oeste de Dak To na região montanhosa central do Vietnã do Sul, em 3 de junho de 1968. Ao redor da base, as árvores  estão queimadas pelos ataques aéreos pesados, no ​​ combate entre norte-vietnamitas e soldados americanos. (AP Photo)


guerra_vietn-25
Um fuzileiro naval ajuda o seu companheiro ferido  durante a batalha, em 15 de maio  de 1967, no setor ocidental da "Leatherneck Square" ao sul da zona desmilitarizada, no sul do Vietnã. (AP Photo / John Schneider)


guerra_vietn-26
Bombas com uma mistura de napalm e fósforo branco  explodem no meio de casas e na frente do templo Cao Dai, nos arredores de Trang Bang, 08 de junho de 1972. Em primeiro plano estão soldados vietnamitas, repórteres e cinegrafistas de várias organizações internacionais de notícias que assistem a cena. As torres do templo Cao Dai  são visíveis no centro das explosões. (AP Photo / Nick Ut)


guerra_vietn-27
Crianças apavoradas, incluindo  Kim Phuc, de 9 anos, (centro esquerda), fogem pela Rota 1, próximo a Trang Bang, após um ataque aéreo  de napalm sobre   lugares  suspeitos de serem esconderijos vietcongues , 8 de junho 1972. Um avião sul-vietnamita bombardeou acidentalmente  napalm  sobre as tropas sul-vietnamitas e civis. A garota aterrorizada tinha rasgado a roupa em chamas enquanto fugia. As crianças da esquerda para a direita: Phan Thanh Tam, irmão mais novo de Kim Phuc, que perdeu um olho, Phan Thanh Phouc, irmão caçula de Kim Phuc, Kim Phuc,  Kim Ho Van Bon  e Ho Thi Ting. Atrás deles são soldados da 25 °Divisão do Exército do Vietnã . (AP Photo / Nick Ut)


guerra_vietn-28
Equipes de TV e soldados sul-vietnamitas cercam Kim Phuc, vítima do “fogo amigo”, num ataque aéreo sobre uma vila de civis, 8 de junho de 1972. (AP Photo / Nick Ut)


guerra_vietn-29
Vista lateral de um helicóptero HH-53, como pode ser visto a partir da posição do artilheiro em um A-1, do 21 º Esquadrão de Operações Especiais. (USAF Foto por Ken Hackman)


guerra_vietn-30
O Dr. Howe (Glencoe, MN) trata as feridas do soldado de primeira classe Da Crum (New Brighton, PA), 2 º Batalhão do 5° regimento da Marinha, durante a Operação Cidade Hue ,em 06 de fevereiro de 1968. (Departamento de Defesa dos EUA)


guerra_vietn-31
O  fotógrafo fez esta foto de um soldado sul-vietnamita entricheirado em  Hai Van, ao sul de Hue, 20 de novembro de 1972. A câmara captou o exato momento da  explosão, antes  que o soldado tivesse tempo para reagir. (AP Photo)


guerra_vietn-32
Um vietcongue aguarda interrogatório no Destacamento de Forças A-109, em Thuong Duc, Vietnã, (25 km a oeste de Da Nang), 23 de Janeiro de 1967. (AFP PHOTO / Arquivo Nacional)


guerra_vietn-33
Explosão em um bunker de  munição americano em  Gio Linh, próximo à zona de desmilitarização entre o norte e o sul do Vietnã, setembro de 1967. (AP Photo)


guerra_vietn-34
Um paraquedista norte-americano ferido, enquanto espera transporte médico, no acampamento base, no vale  Shau, perto da fronteira com o Laos, em 19 de maio de 1969. (AP Photo / Hugh Van Es)


guerra_vietn-35
O tenente-coronel Robert L. Stirm, prisioneiro libertado de guerra, é saudado por sua família em Fairfield, Califórnia em 17 de março de 1973, quando ele retorna para casa da Guerra do Vietnã. (AP Photo / Sal Veder)


guerra_vietn-36
Fuzileiros navais sul-vietnamitas nadam até os navios, fugindo da cidade portuária do norte de Da Nang, em 29 de março de 1975, antes de sua queda para os vietcongues e norte-vietnamitas. Na fuga, foram abandonadas dezenas de armas, veículos e até mesmo um helicóptero.  (AP Photo)


guerra_vietn-37
A refugiada  e seu bebê num helicóptero,  perto de Tuy Hoa, 235 quilômetros a nordeste de Saigon, em 22 de março de 1975. Eles estavam entre os milhares que fugiam do avanços comunistas. (AP Photo / Nick Ut)


guerra_vietn-38
As tropas norte-vietnamitas correm pela pista de Tan Son Nhat, base aérea em Saigon, em 30 de abril de 1975. A tomada de Saigon marcou a queda do sul, apoiado pelos EUA e o fim de uma década de luta. (Vietnam News Agency / Reuters)


guerra_vietn-39
Multidões de  vietnamitas  tentam escalar o muro da Embaixada dos EUA em Saigon, Vietnã, tentando chegar à zona de embarque de helicóptero, pouco antes do final da Guerra do Vietnã em 29 de abril de 1975. (AP Photo / Neal Ulevich)


guerra_vietn-40
O tanque norte–vietnamita derruba o portão do palácio presidencial em Saigon, o que significa a queda do Vietnã do Sul, em 30 de abril de 1975. (AP Photo)

Nenhum comentário: