sexta-feira, 11 de julho de 2014

Putin para uma América Latina unida, sustentável e independente




Foto: Presidência da Rússia
Moscovo -. Disse o presidente Vladimir Putin interesse de quinta-feira a Rússia em uma América Latina unida, forte, economicamente sustentável e politicamente independente.
Em uma entrevista exclusiva com a Prensa Latina, antes de viajar para Cuba, Argentina e Brasil, Putin sentiu que os processos de integração na América Latina demonstram o desejo de consolidação política na região e reforçando a sua influência no mundo.
Prensa Latina O texto da entrevista:
América latina
Prensa Latina: os líderes russos não visitar a América Latina como muitas vezes como em outros lugares. O que você pode oferecer hoje a América Latina para a Rússia e vice-versa, num sentido mais amplo?
Presidente Vladimir Vladimirovich Putin: É improvável que ele pode ser estimado relações entre os Estados, e mais importante, entre as nações só pelo número de visitas de alto nível. O mais importante é o benefício mútuo que nos dá a nossa cooperação.Precisamente esta é a maneira mais segura e confiável para desenvolver os laços multifacetados entre a Rússia ea base da América Latina.
América do Sul o-falando no sentido amplo da palavra, é uma região da América Latina indígena, perto de nós em espírito e cultura.
Os muralistas mexicanos eo tango argentino, a música peruana El Condor Pasa e poemas de Pablo Neruda há muito tempo tornaram-se parte do património mundial. Todos nós fomos inspirados pelas obras do grande escritor e pensador colombiano Gabriel García Márquez e admirar as criações do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
A América Latina é uma fonte rica em recursos naturais, como petróleo e bauxita, água fresca e comida. Os países da região têm uma experiência muito interessante para criar modelos de desenvolvimento democrático e crescimento econômico, com forte componente social, o que é bastante estável e sustentável.
Países latino-americanos que lutaram pela independência nos inspiram muito respeito pela sua autonomia e ao seu direito à auto-determinação. Legendary como Bolívar e Martí, Che Guevara e Salvador Allende são bem conhecidos em nosso país. O "continente em chamas" não é apenas característica de um certo estágio de passado latino-americano. É um símbolo do desejo de uma vida melhor, prosperidade, progresso e justiça social.
Hoje a cooperação com os Estados da América Latina é uma das direções principais e muitas perspectivas sobre a política externa russa. O multilateralismo nos assuntos mundiais, o respeito pelo direito internacional, fortalecendo o papel central da ONU e do desenvolvimento sustentável são os princípios que nos unem. Tudo isso nos faz parceiros internacionalmente e nos permite desenvolver a interação para resolver uma ampla gama de problemas.Estamos latino-americanos gratos pelo seu apoio nas nossas iniciativas internacionais, incluindo a desmilitarização do espaço, o reforço da segurança internacional informações sobre a inadmissibilidade da glorificação do nazismo.
É principalmente importante para nós que nas relações entre a Rússia e na América Latina continuou a reflectir os interesses fundamentais e nacionais, independentemente de qual partido político mantém liderar um ou outro país da região na época.
No entanto, se falamos sobre o aspecto material da cooperação, pretendemos aumentar trocas comerciais e económicas, em particular a sua componente de investimento. Estamos interessados ​​em criar, tecnológicos, cheios de projetos e parcerias de produção com os países da região para maximizar o potencial de economias complementares, a cooperação em áreas como necessárias como petróleo e gás, energia hidrelétrica e energia nuclear, de construção aviões e helicópteros e infra-estrutura e, nos últimos tempos, também a tecnologia biofarmacêutica e informação.
Continuar a apoiar a prática latino-americana na luta contra as novas ameaças, incluindo a preparação de polícia anti-drogas em cursos regionais em Lima e Manágua. Fortalecer a interação específica para eliminar os danos de desastres naturais.
Consideramos que é importante para contribuir para a expansão das relações humanitárias, estudante, intercâmbios de jovens e turistas, os contatos entre as pessoas. Para resolver este problema, recentemente, o regime relativo à supressão dos vistos para viagens mútuo dos cidadãos de ambos os países, que abrange quase todos os países da América do Sul e na América Central e no Caribe foi estabelecido eo número de estados vai crescer.
PL: O que você acha das novas plataformas de integração como CELAC, UNASUL e ALBA? Quais são as relações com a Rússia poderia desenvolver essas parcerias?
VVP: Estamos interessados ​​em uma América Latina unida, forte, economicamente sustentável e politicamente independente, que está se tornando uma parte importante do mundo policêntrico emergente. Esta região tem fortes tradições de amor à liberdade e respeito pela outra nação e cultura, e, em geral, há sérias contradições entre as afirmações e sem desejo de jogar em uma estratégia de "dividir para reinar". Pelo contrário, o povo desta região está disposta a trabalhar em conjunto para defender a sua comum "casa da América Latina."
Os processos de integração na América Latina, em muitos aspectos refletem as tendências mundiais no desenvolvimento da integração regional e demonstrar o desejo de consolidação política na região e reforçando a sua influência no mundo.
Especialmente gostaria de salientar a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC). É a associação de todos os países do continente, que é projetado para ser um fórum de consulta sobre questões regionais, sem a participação e intervenção externa impertinente. Congratulamo-nos com a vontade da CELAC para estabelecer contactos com países fora da região, incluindo a Rússia. No ano passado, a reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da alargada CELAC Troika teve lugar em Moscovo. Agora, é importante para determinar as direções específicas de interação. Estamos dispostos a trabalhar.
Considere prometendo o estabelecimento de contactos entre os países CELAC e membros da União Aduaneira - o espaço económico comum com a Rússia e Belarus Cazaquistão estende os processos de integração (em Maio do Tratado sobre a Criação da União Económica foi assinado Eurasian que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2015.) está formando uma das maiores do mercado comum do mundo, incluindo uma população de quase 170 milhões de pessoas e em que há livre circulação de capitais, bens , serviços e mão de obra. É o mercado que funciona com base em princípios universais, normas e regras da OMC. Isso melhora significativamente o ambiente para se fazer negócios no espaço eurasiático, amplia as possibilidades para o desenvolvimento de contactos comerciais mutuamente benéficas com parceiros de outros países.
Noto que estamos abertos para a interação substantiva também com outras associações de integração na América Latina, inclusive no âmbito da Comunidade, que está emergindo. Eu levo em conta a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), a Aliança do Pacífico (AP), o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA ), a Comunidade do Caribe (CARICOM).
A coisa mais importante é que todas essas associações, para estabelecer suas próprias relações internacionais, trabalhando pela unidade e não para a separação dos países latino-americanos, incluindo os critérios políticos e ideológicos. Esperamos que o reforço da cooperação multilateral serve como um fator adicional de desenvolvimento bem sucedido de nossas relações bilaterais com colegas latino-americanos.
Cuba
PL: Cuba ea Rússia têm uma longa tradição de relações bilaterais e ambos os países se esforçam para desenvolver o espírito de cooperação estratégica. O que é a essência das relações russo-cubana hoje? Como você vê o seu futuro?
VVP: relações russo-cubana são baseados na longa tradição de amizade inabalável ea grande experiência de cooperação bem-sucedida que é única em muitos aspectos. O povo russo sentir simpatia sincera para os cubanos e respeita-los. Estou convencido de que esses sentimentos são mútuos.
Como é sabido, na década de noventa do século XX, o ritmo da nossa cooperação bilateral diminuiu e parceiros estrangeiros de outros países foram deixados para trás em várias áreas. Por exemplo, Cuba ofereceu aos canadenses prometendo projetos conjuntos na indústria de mineração, desenvolvido ativamente turismo europeu. Estamos prontos para recuperar as possibilidades perdidas.
Hoje Cuba é um dos principais parceiros da Rússia na região. Nossa cooperação é de natureza estratégica e é voltada para longo prazo. Realizamos uma estreita coordenação em matéria de política externa, nomeadamente no âmbito dos organismos multilaterais. Nossas posições em muitas questões globais e regionais coincidem.
A tarefa prioritária que está na nossa agenda bilateral é a ampliação dos laços econômicos com base no Programa Intergovernamental de Cooperação Econômico-Comercial e Técnico-Científico para os anos de 2012-2020. Grandes projectos na área da indústria e alta tecnologia, energia, aviação civil, o uso pacífico do espaço exterior, medicina e biofarmacêutica são estudados.
Uma das áreas mais importantes do nosso trabalho em conjunto é intensificar as trocas humanitárias. Tornou-se uma boa tradição de celebrar em Cuba turnê companhias de teatro musicais e russo e organizar exposições de grande escala. Continuar a desenvolver jovens e científicos contatos, cooperação no domínio da educação e turismo.
Em uma palavra, estamos otimistas sobre o futuro das relações russo-cubana. Há boas perspectivas em praticamente todas as áreas-chave de cooperação bilateral.
PL: Os volumes de comércio e investimento entre Moscou e Havana ainda não atingiram as mesmas relações políticas e diplomáticas de alto nível. Que passos poderiam oferecer à Rússia para aumentar o volume de investimentos russos em Cuba e grandemente expandir o comércio entre os dois países? Existem grandes projetos em Cuba com empresas russas a realização?
VVP: russo-cubanos na área do comércio e os laços de investimento têm um grande potencial. Para efetivamente realizar a Comissão Intergovernamental funciona regularmente.Sua 12 ª reunião está agendada para o Outono deste ano, em Havana. Nós estabelecemos uma estreita cooperação entre as estruturas empresariais (Conselhos de negócios russos e Cuba-Cuba-Rússia). As nossas empresas têm tradicionalmente ativos na Feira Internacional anual de Havana, onde em 2013 foram apresentados os produtos de 50 empresas russas. 
ver todas as possibilidades de chegar a um novo nível qualitativo da cooperação, incluindo através de grandes projetos conjuntos.
Em particular, em agosto de 2013 a empresa Zarubezhneft, SA iniciou a perfuração do primeiro poço no reservatório operando boca Jaruco.
Em futuro próximo, novas fontes de plataforma marítima Cuba ser tratada. Para estes fins, a Zarubezhneft, SA e NK Rosneft, as empresas SA cooperar activamente com a empresa estatal cubana Cupet.
A empresa INTER RAO, SA planeja juntar-se a construção de unidades de geração de energia para Máximo Gómez e usinas térmicas a leste de Havana. Foram fornecidos equipamentos elétricos e energia para Cuba.
Devido ao desenvolvimento em Cuba do ZEE Mariel mostrou interesse em estabelecer cooperação uma série de empresas russas especializadas, particularmente na fabricação de produtos plásticos reforçados, peças de reposição para carros, montagem de tratores montagem de equipamentos pesados ​​para a indústria ferroviária.
Está em fase de estudo do projeto em grande escala com a participação de Rússia, Cuba eo possível envolvimento de investimento de países terceiros para formar um grande centro de transportes. Isto pressupõe a modernização do porto de Mariel ea construção de um aeroporto internacional moderno, com um terminal de cargas em San Antonio de los Baños.
Atribuímos grande importância à cooperação em matéria de tecnologias de ponta. Em particular, estamos trabalhando ativamente para construir a infra-estrutura terrestre ilha de sistema de navegação russo GLONASS, Cuba para fornecer produtos, serviços e tecnologias na área de sensoriamento remoto da Terra e comunicação via satélite.
O fato de que a Rússia deu um passo sem precedentes (que tolera 90% dos empréstimos da dívida cubanos nos tempos soviéticos) demonstra a natureza estratégica das relações bilaterais. O montante total da dívida é enorme (mais de 35 bilhões de dólares). O acordo intergovernamental correspondente foi assinado em outubro do ano passado e agora está em fase final de ratificação. Enquanto os restantes 10%, que é de 3,5 bilhões de dólares serão investidos apenas em Cuba em projetos significativos de investimento que planejamos com o lado cubano para escolher e organizar. Os projetos abrangem as áreas de desenvolvimento social e econômico da República. Esperamos que estes investimentos será frutífero.

Rússia e América Latina tem um grande potencial para aumentar a cooperação. Foto:SAG

PL: Como as relações tradicionais entre os nossos países se desenvolvem no campo humanitário, cultural e turístico?
VVP: Dar prioridade ao desenvolvimento das relações nessas áreas. Dezenas de milhares de cubanos se formaram em instituições de ensino superior em nosso país. Cubanos dar anualmente aos estudantes a oportunidade de estudar em universidades russas por conta do orçamento do Estado (para o ano lectivo 2014-2015 que concedeu 100 bolsas de estudo para Cuba).
Os conjuntos na área de projetos de teatro e arte musical é feito com grande sucesso. O exemplo convincente de esta é a vitória que venceu em outubro do ano passado em Havana a encenação de Anna Karenina, Teatro Evgeni Vakhtangov, que foi reconhecido em Cuba como o melhor show estrangeiro de 2013. Rússia participa ativamente anualmente em Feiras do Livro internacionais em Havana, incluindo o 23 º. Fair, realizada em fevereiro deste ano.Agradecemos a oportunidade de conhecer a literatura russa clássica e moderna cubana. 
bom que depois de um intervalo de muitos anos Cuba foi de volta para a Associação Internacional de Professores de Língua e literatura russa. O grupo de especialistas na língua russa foi estabelecida antes da Associação dos lingüistas de Cuba, e cursos especializados foram abertos com base naquela cadeira na Universidade de Havana. 
é verdade monumento de amizade russo-cubana é a Catedral ortodoxa funciona em Havana e foi construído em 2008 por iniciativa do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.
Menos de um mês atrás, um jovem delegação cubana visitou o nosso país no âmbito do Programa Nova Geração para viagens de familiarização para os representantes da Rússia para jovens dos círculos políticos, sociais, científicas e empresariais de Estados estrangeiros.Estas viagens foram feitas para o segundo ano. Temos que ser organizados regularmente.
Considere cooperação promissora e mutuamente benéfica no sector do turismo. No ano passado, cerca de 70 mil cidadãos russos visitaram a ilha. Atualmente nós tomar medidas para aumentar a quantidade de transportadoras aéreas que operam vôos diretos entre cidades dos dois países. Portanto, pretendemos garantir um crescimento sustentável do fluxo de turistas russos para Cuba.
Argentina

O gigante euro-asiático é um líder no campo da ciência e da tecnologia. Foto: RIA Novosti

PL: Quais são as principais tendências no desenvolvimento das relações argentino-russa? O que você visitar este país espera? Que objectivos deverão ser alcançados, a fim de considerar a visita um sucesso?
VVP: Rússia e Argentina têm uma história de relações estreitas e interação mútua que duram mais de 100 anos. Diz-se que um em cada seis argentino tem pelo menos um litro de sangue russo. Para muitos de nosso país da Argentina tornou-se a segunda pátria. Em 2015 vamos comemorar os 103 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas.
Argentina hoje é um dos principais parceiros estratégicos da Rússia na América Latina, a ONU eo G20. Nossos abordagens para as grandes questões da política internacional são semelhantes ou sobrepostas. Também entendo que é necessário para formar uma nova ordem mundial, mais justa e policêntrico, que é baseado no direito internacional e do papel central de coordenação da ONU. Um bom exemplo de cooperação entre os nossos países foi a assinatura da Declaração Conjunta entre a Federação Russa ea República da Argentina não vai ser o primeiro a instalar armas no espaço exterior.
Agradeço a relação construtiva e de confiança com o diálogo a presidente Cristina Fernández de Kirchner. Eu vejo a minha visita a Buenos Aires como uma oportunidade para discutir todas as questões atuais da agenda bilateral e internacional, siga a frutífera troca de opiniões sobre as formas de aprofundar as relações em vários campos e selecionar conjuntos de projectos de cooperação mutuamente vantajosas.
PL: O actual nível de comércio entre a Rússia ea Argentina é relativamente baixo.O que, na sua opinião, deveria ser feito para impulsionar as relações económicas entre os dois países?
VVP: Em 2009, nossos países assinaram o Plano de Acção para o estabelecimento de relações de cooperação estratégicos com base que estamos a trabalhar produtivamente nos últimos anos e parece ter alcançado um alto nível de realização dos seus objectivos.
Quando falamos de números é importante o que estamos comparando. Na última década, o volume de comércio entre Argentina e da Rússia aumentou seis vezes e chegou a uma marca de final de US $ 1,8 bilhão, fazendo considerar a Argentina como um dos principais parceiros económicos e comerciais da Rússia na América latina.
A cooperação é realizada para benefício mútuo. Por exemplo, estamos comprando a produção agrícola necessária em nosso país para níveis exigidos. Um quarto de toda a energia elétrica na Argentina é gerada por turbinas fabricadas na Rússia.
Além disso, os projetos realizados pelos empresários russos e argentinos nas áreas de energia renovável, energia elétrica, petróleo e gás, equipamentos de transporte e outras áreas ainda não produziu um aumento significativo no comércio bilateral. Aqui não há espaço para melhorias.
Vamos prestar atenção especial para reforçar a cooperação tecnológica e de investimentos, especialmente nos setores de energia, a energia nuclear e de máquinas. Cooperação na Antártida parece promissor. Eu pretendo discutir todas estas questões durante as negociações com a presidente Cristina Fernández de Kirchner.
PL: Em março, um relatório que a Argentina poderia ser o sexto país nos spreads dos BRICS. A idéia foi apoiada pelos quinteto três países: Índia, Brasil e África do Sul. O que você acha da Rússia? É razoável estender os BRICS? Quais são os critérios para um país a aderir à BRICS?
VVP: Rússia aprecia o desejo do governo argentino para se juntar aos BRICS. É possível estabelecer relações de parceria estratégica entre os BRICS e Argentina, como com outros países em desenvolvimento, nas áreas de política internacional, economia e finanças.
No entanto, a questão da ampliação da adesão dos BRICS, por enquanto não é considerado.Primeiro você deve otimizar todos os muitos formatos de cooperação estabelecidas no grupo.
Não há critérios rigorosos para um estado para se juntar aos BRICS. A decisão é tomada individualmente.
No geral, hoje cada vez mais os países vêem as perspectivas de nosso grupo. Por isso, é provável que, no futuro, a questão é levantada sobre a expansão gradual do BRICS.

http://www.granma.cu/

Nenhum comentário: