quarta-feira, 9 de julho de 2014

Papel da Globo na Copa também precisa ser discutido



Na discussão do Brasil pós-Copa do Mundo de 2014 (leiam post abaixo http://www.zedirceu.com.br/nosso-futebol-a-cbf-e-a-fifa-precisam-de-uma-ampla-reforma/),  outra questão a ser examinada é o papel da Rede Globo no evento. O conglomerado de comunicação que ela  integra é poderosíssimo, a audiência da rede de TV, então, nem se fala, a discussão sobre o papel da emissora e associadas atemoriza a todos, mas precisa ser debatido.
A discussão desse papel da Globo no Mundial tem de começar pela forma como ela fez a cobertura. Primeiro com uma campanha sistemática contra a Copa, passando ao Brasil todo que seria um fracasso em organização e infraestrutura, apostando num desgaste do governo de olho na sucessão presidencial, na eleição nacional deste ano. Ainda que muitas vezes isso não fosse feito de forma explícita, muito direta, foi feito na forma em que a Globo é especializada – manipulada.
Depois, a rede buscou de todas as formas fazer da Copa a Copa da Globo. Era como se tudo fosse obra dela e dos torcedores. Só ela e eles contavam no noticiário no lado dos acertos, e seriam os responsáveis pelo sucesso do evento, naquela fórmula que a Globo tem de “vender” esperança, de que tudo é simples. E, por favor, brasileiros, não cobrem da emissora discussões mais aprofundadas a respeito, seja qual for a questão, porque “ela ” está cuidando de tudo e debater qualquer coisa, suscitar qualquer discussão, é o que menos lhe interessa.
Toda a cobertura “global” teve um lado tendencioso
Fora o fato de que toda a cobertura da Globo teve um lado tendencioso, buscou o endeusamento de determinados jogadores e a criação de novos ídolos e heróis, sem tratar, ou raramente tratando do conjunto (da seleção, da comissão técnica…) bem ao estilo Global. Isso sem falar em toda mistificação, colocando o futebol – e ela, sempre que era possível – como sinônimo da pátria e da nacionalidade.
Assim, ao lado disso tudo, preparou, sustentou e levou ao ar todo um noticiário diário escondendo as deficiências e debilidades da seleção e da comissão técnica. E pior a superioridade dos adversários. É que levantar polêmica, análises e debates, provocar o público a ter lado, a tomar um lado, adotar posicionamentos, nunca foi o forte da Globo, muito pelo contrário…Sua meta e a de seu noticiário é amortecer, anestesiar  a consciência nacional, principalmente para que esta não venha com questionamentos sobre nada.
E finalmente, na questão da cobertura do Mundial, por que a Globo fez isso tudo? Comprometimento com o patrocínio bilionário da Copa, graças ao monopólio que detém. A Globo faz e desempenha um papel que a leva a ser corresponsável pelas mazelas de nosso futebol e
não só pelas virtudes e vitórias deste, pelas alegrias e momentos de orgulho nacional que ele proporcionou e que tantas vezes nos emocionaram e vão voltar a nos emocionar e a orgulhar.
http://www.zedirceu.com.br/

Nenhum comentário: