terça-feira, 15 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL



Os sindicatos de trabalhadores são organizações corporativas que lutam pelos interesses da categoria, principalmente os econômicos, também foram às ruas neste período, mas estes já haviam organizado várias marchas à Brasília, desde 2003. 
Os governos sempre hostilizaram historicamente as organizações dos trabalhadores. Poucos mantiveram diálogos profundos e constantes com os sindicatos, com exceção dos governos de Getúlio Vargas, João Goulart e do presidente Lula. O sindicalismo no Brasil sempre teve um papel importante na luta por maior independência, contra o imperialismo e a política neoliberal pró-imperialista que quiseram impor. O sindicalismo conseguiu eleger o presidente da república, que é violentamente atacado pelos conservadores-reacionários e a mídia vassala.




Se verificarmos, em todo século XX, os sindicatos tiveram participação importante nas transformações sócio-trabalhistas e culturais no Brasil. No período pré-1964 havia uma grande unidade: os sindicatos aumentaram; os rurais organizaram-se; constituíram federações, confederações e um único comando, o poderoso CGT (Comando Geral dos Trabalhadores). Uma das justificativas para o golpe de 1964 foi que João Goulart queria implantar a “república sindicalista”. Por isso, dezenas de dirigentes sindicais foram perseguidos e assassinados.
AYLTON MATTOS

Nenhum comentário: