sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dilma lança Compromisso pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil virou a página da ameaça constante do desemprego, e hoje exibe uma das menores taxas do mundo e da própria história. Nesta quinta-feira (15), no lançamento do Compromisso pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo, ela também ressaltou que foram criados novos empregos com carteira assinada.

“Conseguir um trabalho com carteira era raridade. O desemprego era uma ameaça sempre presente. Felizmente, o Brasil virou esta página da história. Hoje exibimos, com orgulho, uma das mais baixas taxas de desemprego do mundo e, sem dúvida, de nossa história. Mais emprego e mais emprego formal. Nos últimos 12 anos, chegamos a uma marca rara, que foi atingir 20 milhões de empregos com carteira assinada. Isso, junto com ampliação do crédito, valorização do salário mínimo, junto com todas as políticas de proteção social, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, contribuiu para que o Brasil se transformasse naquele país em que houve a maior redução da desigualdade no mundo”, analisou.
Também sobre a questão do trabalho decente na Copa, Dilma disse que o Mundial é um momento especial no qual mostra para o mundo os passos importantes dados pela sociedade. Tais conquistas, segundo a presidenta, não vieram da noite para o dia, mas foi fruto de um esforço de emprego decente para todos sem discriminação, diferente do que aconteceu em outros países.
“Somos um país que nos últimos anos andou contra a corrente do que acontecia internacionalmente, enquanto no resto do mundo desempregavam, priorizava a redução da jornada de trabalho e ao mesmo tempo dos direitos trabalhistas, aqui temos uma situação diferenciada. Temos as menores taxas de desemprego do mundo, combinadas com cultura de negociação”, comentou a presidenta.
Campanha
A Campanha Nacional de conscientização sobre o Trabalho Decente tem como slogan “Gente Decente respeita o Trabalho Decente”. Ela foi construída baseada em quatro pilares: princípios e direitos; proteção social; trabalho e emprego; e diálogo social, para todos os setores envolvidos durante a Copa do Mundo no Brasil.
Voltado para os trabalhadores do setor de turismo e hospitalidade, os objetivos do compromisso são: assegurar os direitos fundamentais do trabalhador estabelecidos pela OIT; além de promover a segurança e a saúde no trabalho, a oferta de cursos de capacitação e iniciativas de inclusão laboral voltadas, especialmente, para jovens, mulheres, negros, migrantes e pessoas com deficiência.
Também está incluso na campanha o combate ao trabalho forçado e infantil, ao tráfico de pessoas, bem como à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desta forma, as empresas que aderirem ao acordo também deverão promover campanhas para coibir essas práticas. A adesão das empresas de turismo e hospitalidade é voluntária, e a vigência do acordo vai até 31 de agosto deste ano.
http://blog.planalto.gov.br/

Nenhum comentário: