sexta-feira, 4 de abril de 2014

DILMA NO PAÍS DAS MENTIRAS




DILMA NO PAÍS DAS MENTIRAS

Em 7 de maio de 2008, a então ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff foi ao Congresso Nacional para uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.

Agripino Maia, senador pelo DEM do Rio Grande do Norte, para insinuar falta de credibilidade na fala de Dilma, recorreu a um expediente infeliz: perguntou à ministra se ela havia mentido durante a ditadura militar.

A resposta de Dilma – franca, emocional e devastadora – é, reconhecidamente, um dos mais importantes depoimentos públicos registrados no Brasil sobre a tortura na ditadura inaugurada pelo golpe de 1964.

Integrante da resistência armada aos golpistas, Dilma Rousseff, aos 19 anos, foi brutalmente torturada nos porões da ditadura e ficou presa por três anos.

Na época, Agripino Maia, de família intimamente ligada ao regime, preparava-se para assumir um posto pouco louvável na política potiguar: em 1979, virou prefeito biônico – portanto, sem um único voto da população – de Natal, indicado pelo ditador de plantão, general João Baptista Figueiredo.

“Me orgulho imensamente de ter mentido, porque salvei companheiros da tortura e da morte”, disse Dilma, à época.

Nenhum comentário: