segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CSB e centrais se reúnem com vice-governador do Rio de Janeiro

1 E1392032156283

CSB e centrais se reúnem com vice-governador do Rio de Janeiro

Reunião proposta por Luiz Fernando Pezão serviu para estreitar as relações do governo com o movimento sindical
No dia 28 de janeiro, a CSB e as centrais sindicais se reuniram com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), para consolidar o canal de interlocução do governo com o movimento sindical. A iniciativa partiu de Pezão e teve amplo apoio do deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O vice-governador substituirá Sérgio Cabral (PMDB-RJ) no comando do Estado a partir de março.
A CSB-Rio compareceu ao evento com a diretoria e mais de 40 sindicatos da base no Estado. Os vice-presidentes Luiz Sergio Lopes, Maria Barbara da Costa e Alcir da Costa Albernoz; o secretário nacional da juventude, Marcelo Gonçalves; o assessor parlamentar Ernesto Pereira; Claudemis Lopes da Cunha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas, Cursos e Treinamento de Informática, Lan House, Cyber Café, Manutenção e Reparação de Máquinas de Escritórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindierj); Evaldo Valladão, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia e Segurança (SOBES); e Everton Gomes, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ) representaram a Central no encontro com o futuro governador.
PMDB Sindical
Luis Sergio Lopes lembrou uma conquista importante da CSB em 2013: o índice de representatividade junto ao Ministério do Trabalho. O dirigente reconheceu também as importantes vitórias para os trabalhadores do Rio. “A minha categoria, dos contabilistas, teve a satisfação de ter o seu piso salarial proporcional regulado pela primeira vez. Durante oito anos lutamos para que fosse inserido na legislação estadual o piso dos profissionais de nível superior, e é bom saber que temos isso hoje”, disse o vice-presidente.
Diálogo amplo e aberto
3Para Maria Barbara da Costa, a iniciativa de Pezão de abrir portas para todo o movimento sindical, independente da sigla partidária, é importante para o trabalhador, que necessita de uma representatividade forte na luta da causa trabalhista.
“Acredito que nós, a partir desse momento, teremos outro direcionamento dentro do Estado do Rio de Janeiro. Saber que o governador não se fechará para o movimento sindical simboliza um grande avanço no longo caminho que temos pelos trabalhadores”, reforçou a dirigente.
Luiz Fernando Pezão reconheceu que o diálogo com o movimento sindical não se apresentou como deveria nos últimos sete anos, mas se comprometeu a manter a interlocução aberta. “Eu respeito muito o trabalhador. Nunca deixei de receber nenhum sindicato, de atender nenhuma ligação de dirigente. E tenho certeza de que vamos trabalhar para estreitar os laços e fortalecer o movimento sindical”, enfatizou.
Trabalho e conquistas
O futuro governador expôs projetos da atual gestão nas áreas da saúde, educação, transporte, ambiental, segurança pública e moradia. Pezão reiterou que uma das prioridades do governo é a segurança pública. “A melhora na segurança permitiu que a cidade retomasse o segundo lugar no ranking da economia brasileira e disputasse as empresas estrangeiras que vieram para o Brasil. Precisamos ainda avançar mais, e temos compromissos com essas necessidades”, pontuou.
Ernesto Pereira concorda com o governador e espera que o movimento sindical e o poder público possam caminhar juntos pelos trabalhadores do Estado, melhorando os salários e valorizando também os servidores públicos.
“Espero que a pauta dos trabalhadores do Rio de Janeiro seja atendida pelo governo. É preciso trabalhar na questão da mobilidade urbana com certeza, porque o tempo que os trabalhadores gastam com deslocamento é muito grande, o que provoca um desgaste na qualidade de vida e nos desempenho dos profissionais”, completou o assessor parlamentar da CSB.
PMDB Sindical
Pauta trabalhista
O secretário nacional da juventude da Central afirmou que é fundamental o diálogo e a proximidade do governo com os movimentos sociais organizados. Para Marcelo Gonçalves, esta ação é uma forma de diálogo com a sociedade civil e o movimento sindical, que tem muito a colaborar com as ações do governo em defesa da população e dos trabalhadores.
PMDB Sindical“Pedimos ao governador Pezão que ele continue a manter o saneamento público no Estado, por exemplo, com a manutenção do investimento na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), que presta um serviço essencial ao povo”, salientou. “Além disso, a CSB-Rio vai trabalhar para levar ao poder público uma pauta trabalhista ampla e que atenda aos interesses de toda a classe trabalhadora”, concluiu Marcelo Gonçalves.

Nenhum comentário: