sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CEDAE pública com dignidade para os trabalhadores



Ubirajara Gomes
(Birinha)
Ex-Presidente do SINTSAMA(Sindicato dos Trabalhadores da CEDAE)

Em 2006, em campanha para o Governo do estado do Rio de Janeiro, os trabalhadores promoveram em apoio à Sergio Cabral um grande abraço ao prédio sede da CEDAE, localizado à época na rua Sacadura Cabral. O ato tinha a simbologia de tornar público o compromisso do candidato com a não privatização da Cia.

Governos anteriores assumiram o mesmo compromisso, como foi o caso de Marcello Alencar que, reunido com trabalhadores na ASEAC, prometeu que não privatizaria a Cia. No entanto assim, que eleito, foram entregues os equipamentos e o patrimônio da Cedae em Niterói, Campos e região dos lagos.

Na verdade estamos longe de ter uma empresa ideal, tanto para a população quanto para seus trabalhadores, apesar dos muitos milhões já aplicados em investimentos nos últimos anos, inclusive com recursos do FECAN.

Esperamos que com a saída dos privatistas do PT, o Governo Cabral/ Pezão enverede por caminhos auspiciosos.  PEZÃO é filho de trabalhadores e conhece bem o que representa para estes a privatização, pois vivenciou de perto o drama dos trabalhadores da Light na região de Piraí, quando aquela empresa foi entregue ao capital privado.

Como Prefeito de Piraí, Pezão manteve todos os serviços públicos no município; não defendeu a privatização dos serviços de saneamento prestados pela Cedae em sua cidade e manteve a coerência com o seu histórico de homem público, sempre ao lado das lutas dos trabalhadores.

Esperamos que Pezão , como governante, acorde aqueles que, deitados em berço esplêndido, ignoram às lutas dos trabalhadores e retome o compromisso assumido com a categoria Cedaeana.

Os PRIVATISTAS, como sabemos, estão no PT, que acaba de abandonar o Governo.

Quando Jorge Mario, Prefeito de Teresópolis, eleito pelo PT e cassado pela população, intentou privatizar a Cedae naquela cidade, os trabalhadores reagiram.  Washington Quaquá, Prefeito de Maricá, também tentou privatizar a Cedae em sua cidade, e hoje, Presidente do PT RJ, apoia a candidatura do privatista Lindbergh Faria para Governador.

Paraty, entregue à um Prefeito do PT, Carlos José Gama Miranda (Casé), também privatizou os serviços, ao Grupo Águas do Brasil se rendendo aos interesses do capital financeiro. Paraty recentemente passou pelo mesmo processo vergonhoso, mais uma vez conduzido por um Prefeito do PT.

 A Cedae ideal para os trabalhadores não é apenas pública, mas também eficiente. Queremos uma Cedae forte, com concurso publico, com a isonomia para os trabalhadores, como PCCS justo e perdas Salariais repostas.



Nenhum comentário: