domingo, 26 de janeiro de 2014

"A independência econômica não se adquire necessariamente com a independência política"



Apesar das críticas que tenho com relação a politica econômica da Presidenta Dilma, não concordando com a politica de juros e a  crescente desnacionalização da economia. Penso que nós os trabalhadores organizados, os empresários nacionais, os servidores públicos civis e militares, estudantes, pequenos e médios empresários precisamos mudar a correlação de força junto ao governo da presidenta. Pois os pré-candidatos até agora que se apresentam, não inspiram confiança. Ou estão a direita entreguista com apoio da mídia ou estão com "discurso" de  esquerda, mas montando alianças com a direita entreguista, aqui no Brasil representado pelo PSDB. 

O Brasil há seculos luta pela sua independência, desde das lutas dos Guararapes que expulsaram os Holandeses, inclusive com Calabar. Tivemos avanços e recuos, traições, lutas armadas, Independência com Pedro I, libertação dos escravos, república, a revolução de 1930, o golpe entreguista de 1964, a eleição de Tancredo Neves, constituinte, impeachment de Collor , eleição do entreguista FHC, retomamos as rédias com a eleição do Lula e agora com a eleição da presidenta Dilma. 

Penso o que precisamos é romper com o imperialismo e afirmar com mais força nossa independência econômica. Porque sem independência econômica a politica. Nos ensina Getúlio Vargas : "A independência econômica não se adquire necessariamente com a independência política  é tarefa lenta e difícil, que se arrasta por muitos decênios, que às vezes se retarda por séculos e cujo êxito final depende de inúmeros fatores, alguns previsíveis, outros condicionados aos fenômenos gerais da organização mundial.". Sendo assim, penso que o melhor na atual conjuntura é fortalecermos nossa unidade e irmos as ruas, o movimento organizado, e pressionar cada vez mais o governo da presidenta que tome medidas  mais nacionalistas e democratize os meios de comunicação. E não cairmos no "canto de sereia" dos que querem o retrocesso econômico e politico para favorecer os interesses do imperialismo em nosso país.

Aylton Mattos

Nenhum comentário: