sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Coreia Popular libera, por razões humanitárias, norte-americano detido na capital Pyongyang


A RPDC, demonstrando mais uma vez boa vontade em relação aos EUA, anunciou nesta segunda-feira (9) a deportação do norte-americano e veterano da Guerra da Coreia (1950-1953), Merrill Newman, detido há mais de um mês na RPDC quando viajava como turista.
“Decidimos pôr Merrill Newman em liberdade por razões humanitárias, levando em conta sua idade e condições de saúde e depois que ele expressou seu sincero arrependimento em relação aos atos hostis cometidos por ele durante a Guerra da Coreia”, informou um comunicado da Agência Central de Notícias da Coreia – KCNA.
No início de 1953 Newman, originário de Palo Alto na Califórnia, foi designado para a ilha de Chodo para trabalhar como assessor de grupos anticomunistas. Esses grupos cruzaram o mar Amarelo, fizeram emboscadas a caminhões de abastecimento, roubaram armas, atacaram soldados norte-coreanos e chefes comunistas locais.Depois da guerra tornou-se professor e mais tarde executivo no Silicon Valley. Agora aposentado tornou-se um viajante. Em outubro decidiu ir à Coreia com um amigo em uma visita guiada privada. Depois de 10 dias de viagem, em 26 de outubro, Newman foi retirado do voo de volta a Pequim acusado de crimes de guerra. O repatriamento aconteceu uma semana depois de a RPDC mostrar um vídeo com a confissão e pedido de desculpas de Newman.
Já nos EUA, Newman declarou ao jornal californiano “Santa Cruz Sentinel” que se sentiu bem com a comida tradicional coreana; que esteve confortável, num quarto de hotel e não numa cela, e que nem chegou a sentir-se entediado.

Nenhum comentário: