sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Clube de Engenharia: entrega de Libra feriu a soberania nacional


O Clube de Engenharia, fundado há 133 anos e atualmente presidido por Francis Bogossian, divulgou texto em seu site onde reafirma seu repúdio ao leilão de Libra. Leia a íntegra:
"Libra: um crime de lesa pátria
O Clube de Engenharia, em sua trajetória centenária, atua na defesa da engenharia, da tecnologia genuinamente brasileira e da Soberania Nacional. Foi para assegurar os interesses soberanos da nação e do povo brasileiro, respaldado por frequentes debates internos e por decisões do Conselho Diretor, que a entidade levantou sua voz contra o leilão do campo petrolífero de Libra. 
Trata-se do maior campo de reservas comprovadas de petróleo brasileiro no Pré-Sal, e uma das maiores descobertas mundiais dos últimos 20 anos. Localizado a 180 quilômetros do litoral, na Bacia de Santos, a 7.000 metros de profundidade, Libra possui entre 12 e 14 bilhões de barris de petróleo. Isso corresponde a tudo que já foi extraído pela Petrobras desde a sua criação há 60 anos!
A posição do Clube de Engenharia foi externada em atos públicos, cartas à presidência da República, artigos e ações judiciais. Sem discussão com a sociedade, estão sendo oferecidas às empresas estrangeiras reservas que poderiam financiar a educação, a saúde e a infraestrutura do Brasil. Na prática, o Governo Federal está comprometendo um patrimônio de muitas gerações e vendendo o futuro do país.
A Petrobras é líder mundial de tecnologia na produção de petróleo em águas profundas. Na exploração do Pré-Sal não existem problemas técnicos e econômicos que o Brasil não possa solucionar sem a presença dessas corporações que participaram do leilão.

O Clube de Engenharia soma sua voz aos crescentes movimentos em defesa do Pré-Sal. E denuncia, mais uma vez – e sempre – que a entrega de Libra, patrocinada pela Agência Nacional de Petróleo, fere o princípio da soberania nacional, demonstra total desprezo por questão estratégica para o País e se constitui em crime de lesa-pátria".

Nenhum comentário: