segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mobilizações contra leilão vão marcar os 60 anos da Petrobrás, no dia três


Federação Única dos Petroleiros, Aepet, Centrais Sindicais, Clube de Engenharia, estudantes e demais movimentos sociais se unem para barrar entrega do Campo de Libra às multinacionais
 O próximo dia 3, quando a Petrobrás completa 60 anos, será marcado por grande mobilização nacional contra o leilão de Libra. A Federação Única dos Petroleiros (FUP), a campanha "O Petróleo Tem Que Ser Nosso", movimentos sociais e sindicais por todo país se unificaram para realizar atos Brasil a fora em repúdio ao Leilão do Campo de Libra na área do Pré-Sal, previsto para acontecer no próximo dia 21. No dia 3, a FUP e seus sindicatos também farão uma paralisação de 24 horas da categoria.
A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) juntamente com o Clube de Engenharia, CREA-RJ, Fisenge, Modecon, Senge, Sindipetro-RJ e Astape-Caxias, promove Ato Público para impedir que a maior reserva de petróleo dos últimos tempos seja apropriada pelas multinacionais.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Conlutas, se somaram a agenda apresentada pela FUP que também já foi aprovada pelos trabalhadores do Sistema Petrobrás de São Paulo, em assembleia realizada na última segunda-feira (23).
Além das centrais, sindicatos dos petroleiros, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), partidos, entidades estudantis, juventudes partidárias também já estão se incorporando às grandes manifestações por todo o país.
A Executiva Nacional da CUT, que se reuniu entre nos dias 24 e 25 reafirmou sua posição em defesa dos interesses da população e da soberania nacional, colocando-se contra o leilão do Campo de Libra, e convocou as Estaduais da CUT, os ramos e sindicatos filiados a mobilizar suas bases para participar, junto com os movimentos sociais, das atividades programadas contra o leilão.
Também no dia 24, as várias entidades que compõem o Comitê Estadual de Defesa do Petróleo de São Paulo se reuniram na Sede do Sindicato dos Petroleiros de São Paulo (SindiPetro-SP) para discutir o material informativo que será distribuído a toda a população sobre os leilões de petróleo e convocar o ato do dia três.
A FUP, Sindipetro Bahia, o Sindipetro-RJ,  o MST e o Movimento Atingidos Por Barragens (MAB) e demais entidades da Via Campesina implementam a agenda unitária de lutas contra os leilões e realizarão acampamento que será montado a partir do dia 1º de outubro em Brasília.

Além dos atos no dia três e do acampamento, as mobilizações para barrar o leilão do Campo de Libra também realizarão ato político no Rio de Janeiro, dia sete, no dia 17, o Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra, com passeatas nas capitais e no dia do leilão, 21 de outubro, ato público com participação de todas as centrais sindicais e movimentos sociais no local do leilão.

Nenhum comentário: