segunda-feira, 17 de junho de 2013

Enquanto prisão de U$400 milhões é construída, Filadélfia fecha 23 escolas


Negros serão os mais prejudicados pela medida; "catástrofe aos pobres", descreve diretor

A Prefeitura da Filadélfia, nos EUA, anunciou em março que 23 escolas públicas da cidade irão encerrar suas atividades. A medida faz parte de um pacote de cortes de gastos públicos que prevê, entre outras coisas, o desligamento de 3 mil funcionários ligados às áreas de educação e cultura.

Na contramão do processo austero, a imprensa norte-americana revelou nesta quarta-feira (05/06) que a cidade investe na construção de uma penitenciária estadual estimada em 400 milhões de dólares.

Wikicommons

Imagem de escola pública na Filadélfia: negros são grande maioria e serão os mais afetados com a medida

O diretor das escolas públicas da Filadélfia, William R. Hite Jr, considera o corte uma “catástrofe à comunidade pobre” e aponta o paradoxo da situação. “Pedi para que o governo estadual nos ajudasse a manter as escolas funcionando, mas não fui atendido. Eles preferem investir em uma penitenciária”, afirma William Hite em entrevista à imprensa dos EUA.

O fechamento das escolas atinge em cheio a comunidade negra e as camadas populares da Filadélfia. Segundo informações oficiais, 81% dos estudantes negros da cidade, 11% dos latinos e 93% de baixa renda serão afetados com a medida. Em contrapartida, apenas 4% dos alunos brancos serão prejudicados.

O impacto social da expansão do sistema carcerário nos EUA também é sentido, sobretudo, pelos negros do país. Em cada dez homens negros, um deles está preso, segundo entidades de Direitos Humanos. O temor com o fechamento da escolas é a promoção de um circulo vicioso que leve ainda mais negros sem educação formal para prisão.

“O investimento deve ser nas pessoas, no ser humano. Não em prisões. Essa é uma forma de marginalizar as pessoas carentes", afirma Willian Jr.

A justificativa oficial para os cortes é que a cidade precisa enxugar um déficit de 304 milhões de dólares.  A prisão, por sua vez, seria apenas para substituir um prédio antigo que o estado da Pensilvânia deseja desativar, afirma o governo.

Wikicommons

Imagem de penitenciária na Filadélfia: governo estadual da Pennsylvania contrói nova unidade por 400 milhões de dólares
No entanto, segundo o portal Dispatches from the Underclass LikeLike , a nova penitenciária terá cerca de 800 lugares a mais que o antigo local e, além disso, o prédio anterior não será demolido - passará apenas por uma reforma.

Em relação ao fechamento das escolas, a prefeitura da Filadélfia afirma que os alunos serão remanejados para instituições com melhor infraestrutura e condição financeira, garantindo a qualidade da educação na cidade.


Nenhum comentário: