segunda-feira, 8 de abril de 2013

Todas as pesquisas apontam vitória de Maduro no próximo domingo




Ao apresentar resultados dos principais institutos de pesquisa do país neste domingo (7), o jornalista José Vicente Rangel ressaltou em seu programa televisivo que o candidato socialista Nicolás Maduro supera o aspirante antichavista Henrique Capriles Radonski em todos os temas que são apresentados aos entrevistados.


Rangel advertiu que as pesquisas são estudos que oferecem um quadro da realidade mas não são definitivas, a depender da mobilização das forças que participam, pelo que não devem ser superdimensionadas nem subestimadas, mas simplesmente analisadas. "Atacar uma pesquisa porque não é favorável a um candidato é tão absurdo como idealizá-la", disse.

"Hoje faço um resumo das pesquisas às quais tenho tido acesso, todas elas, como vocês poderão observar, apontam Nicolás Maduro como ganhador frente a Henrique Capriles, por uma margem que varia, mas é sempre favorável a Maduro", explicou Rangel.

Consultores 30-11
De acordo com o estudo do Instituto Consultores 30-11, realizado em 16 estados e no Distrito da Capital, de 23 a 26 de março e de 1º a 3 de abril, a intenção de voto favorece Maduro con 52,8% sobre 38,6% de Capriles, ou seja, uma vantagem de 14,2% para o candidato revolucionário.

Na sondagem, que incluiu 1.600 entrevistas, 72,5% dos consultados disseram que votarão com certeza em 14 de abril.

Independentemente de sua preferência, 60,3% creem que Maduro vencerá, enquanto 29,2% consideram que a vitória será do candidato antichavista, derrotado em 7 de outubro passado.

Datanálisis
Na pesquisa feita pelo instituto Datanálisis de 18 a 21 de março, com 800 entrevistas, a vantagem de Maduro é de 16,4%.

Igualmente, deixando de lado sua preferência, 61,9% dos consultados disseram que acreditam que Maduro ganhará as eleições do próximo domingo, enquanto apenas 19,9% opinaram que o vencedor seria Capriles.

ICS
A consulta de 22 a 27 de março do Instituto International Consulting Services (ICS) feita com 1.600 personas em 19 estados e no Distrito da Capital, mostra que se as eleições fossem hoje, 56,9% votariam no candidato socialista, enquanto que 41,1% sufragaria o aspirante antichavista.

Esta pesquisa mediu também a rejeição aos candidatos. Não votariam em Capriles, de nenhuma maneira, 60,3% dos entrevistados.

Em um tema tão sensível como a garantia de segurança no país, Maduro também supera o candidato da direita porque 54,4% consideram que o candidato socialista pode resolver a insegurança no país, enquanto 37,7% sustenta que Capriles teria condições de dar uma solução ao problema.

GIS XXI
Por seu turno, o instituto Barômetro de Gestão e Conjuntura Política do Grupo de Investigação Social Siglo XXI (GIS XXI), correspondente ao mês de março, revela que Maduro tem 55,3% de intenção de voto e Capriles 44,7%.

"Dependendo da ativação das bases chavistas e opositoras, podemos estar caminhando para um cenário de 57,6% para Maduro e 42,4% para Capriles", ressalta Rangel, depois de destacar que este instituto entrevistou 1.500 pessoas em todo o país.
Hinterlaces

O Informe Eleitoral Presidencial 2013 da Hinterlaces, correspondente ao dia 3 de abril, assinala que a intenção de voto se inclina para Nicolás Maduro con 54%, frente a 37% de Capriles, ou seja uma diferença de 17%.

A Hinterlaces fez 1.100 entrevistas em todo o país. A projeção a uma semana do dia da eleição indica que Nicolás Maduro ganhará a eleição com uma vantagem entre 15 e 17%.

IVAD
Através de 1.200 entrevistas realizadas em todo o território nacional, o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (IVAD) aponta que a diferença é de 18,6% a favor de Maduro, que conta con 53,3% de apoio, ao passo que o candidato da direita tem 34,7% de intenção de voto.

Além disso, o estudo efetuado entre 24 e 31 de março, mostrou que 60,1% dos entrevistados manifestaram estar de acordo com a nomeação de Nicolás Maduro como presidente encarregado; e consideram como positiva a atual gestão de governo com 57,2% de aprovação.

"O fato é que uma ampla maioria dos venezuelanos declara intenção direta de votos a favor de Nicolás Maduro", sentenciou o jornalista José Vicente Rangel, ao final de seu programa televisivo, ao tempo em que chamou o povo a exercer seu direito ao voto. "Que ninguém deixe de fazê-lo", disse.

Agência Venezuelana de Notícias

Nenhum comentário: