sexta-feira, 19 de abril de 2013

Milhares de norte-americanos pobres estão morando em túneis




Em Kansas City, nos EUA, a policia descobriu na semana passada vários túneis profundos onde moravam em paupérrimas tocas um grupo de famílias sem teto, que foram despejadas imediatamente com o argumento de "entorno inseguro". Só que não tiveram destino certo. "Eles vão acabar achando um lugar similar, na rua é que não vão ficar", disse John Cooper, morador de uma rua próxima à entrada de um dos túneis, revoltado com a insensibilidade das autoridades. "Devem achar que esse pessoal gosta de ficar embaixo da terra. Eles não tem é para onde ir", concluiu. 
Está longe de ser só naquela cidade onde existe esse tipo de moradia. Nas principais cidades dos EUA, que se apresenta como um dos países com melhor nível de vida do mundo, milhares de pessoas sem lar vivem debaixo das ruas, em túneis subterrâneos, revela Matheus O’Brien, jornalista citado em reportagem do jornal Rússia Today.
No ano passado foi relatada a história de mais de 1.000 pessoas que moram em 321 quilômetros de túneis, debaixo das ruas de Las Vegas. Eles mobíliam seus barracos do jeito que podem, alguns têm camas, armários e até pequenas bibliotecas, formadas de livros abandonados. 
"São pessoas de todas as idades, entre eles há muitos veteranos de guerra que sofrem traumas", contou O’Brien, jornalista que se encontrou com pessoas de um dos túneis quando estava investigando um caso de assassinato. Depois disso escreveu várias reportagens e até um livro sobre o tema.
As autoridades da cidade de Nova Iorque têm uma política oficial de expulsar as pessoas que moram nos túneis, conhecidas como ‘gente toupeira’, mas suas tentativas de encontrá-los a todos, para a expulsão, fracassam. 

A casos de famílias que montaram um acampamento que conta com galinhas, uma igreja e até um piano como é o caso da cidade de Lakewood, em Nova Jersey.

Nenhum comentário: