domingo, 3 de março de 2013

Venezuela exerce democracia participativa, diz Maduro




A consolidação de “uma democracia viva” é uma das maiores conquistas que a Venezuela atingiu em 2012, de acordo com o vice-presidente do país, Nicolás Maduro. “A democracia venezuelana se expressa na existência de um povo que pode exercer seu poder cidadão sobre a base de uma economia sólida, uma cultura e uma educação que efetivamente o capacita como povo para decidir”, disse o líder durante a apresentação da prestação de contas do governo referente a 2012.


Nicolás Maduro
"Agora temos uma democracia verdadeiramente popular”, disse Maduro
“Temos em nosso país um governo democrático, legítimo, uma democracia viva com poderes públicos dinamizados, funcionando, com o povo opinando, em plena liberdade pública, mas também um povo orgulhoso de ser venezuelano”, relatou.

Leia também:

Ressaltou ainda que hoje o povo democrático da Venezuela é crítico, autocrítico e participativo, pois “agora temos uma democracia verdadeiramente popular”. 

Maduro fez questão de lembrar que o artífice desta realidade é o presidente Hugo Chávez, o “grande democratizador na vida política venezuelana”. E acrescentou: “em termos históricos, outros dirão que a democracia chegou antes de Chávez, mas como vimos em 27 de fevereiro: que classe de democracia era esta, com 3 mil jovens desaparecidos e massacrados há 24 anos?”, questionou.

Para ele, um dos elementos que torna Chávez um democratizador é o chamado para uma Assembleia Constituinte, em 1999, para reformar a Constituição e a transição de uma democracia representativa para uma participativa e protagonista.

“O caminho da democratização começou com a Assembleia Constituinte. Nela foi deliberado e começou a abarcar o debate que se dava na sociedade venezuelana, e assim foram construídas as bases do político, econômico e social”, explicou.

Avanços

Maduro destacou que desde 1999 o Executivo tem tomado ações contra a inflação, com a finalidade de diminuí-la e garantir um salário digno aos trabalhadores.

Na área da saúde, revelou que em 2012 foram inaugurados 11 Centros de Diagnóstico Integral (CDI), cinco Salas de Reabilitação Integral (SRI) e dois Centros de Alta Tecnologia (CAT).

A saúde na Venezuela é pública e universal. Desde 2006 até 2012, foram instalados no país 1.175 centros integrais de saúde, dos quais 583 são SRI, 557 CDI e 35 CAT. 

Sobre a questão da segurança, no ano passado foram ativados 14.772 funcionários da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) nos estados com maiores índices de criminalidade. A previsão é de que a Universidade Nacional Experimental de Segurança (Unes) continue graduando mais efetivos, bem como novos contingentes da Guarda do Povo.

Rumo ao socialismo

Maduro ressaltou que o Programa da Pátria 2013-1019 é o caminho para a consolidação de um modelo social inclusivo, de proteção do povo, de estabilidade econômica e de democracia.

“Se nosso povo e os setores decentes, honestos e democráticos deste país querem verdadeiramente ver um futuro de esperança, de paz e de prosperidade nacional, venham pelo caminho do socialismo”, exortou.

“Já estamos nas fases finais do Projeto Nacional Simón Bolívar (2007-2013). Este projeto ficou pequeno se o compararmos com os avanços sociais, econômicos, culturais e políticos da Revolução em seis anos”, disse.

O Plano Socialista da Naçõa 2013-2019, desenvolvido “ao próprio punho” pelo presidente Chávez e aprovado democraticamente pelo povo venezuelano, “é o programa que rege os destinos da Pátria pelos próximos seis anos. Nós estamos apegados absolutamente aos objetivos e planos que estão contidos nele”, reiterou o vice-presidente.

“Vamos com Chávez, vamos com o projeto bolivariano, a seguir construindo uma sociedade que verdadeiramente consolide o destino grande, a Pátria de Simón Bolívar”, convocou.

Da Redação do Vermelho
Com TeleSUR

Nenhum comentário: