quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Eleições em Cuba têm a participação de 89,68%



Após as eleições realizadas nesse domingo (03), em Cuba, a presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Alina Balseiro, informou que participaram das eleições, sete milhões, 877 mil e 906 eleitores, 89,68% de um universo de mais 8,7 milhões de eleitores aptos a exercer o direito a voto. Alina destacou a participação massiva do povo cubano nas eleições "por continuar de forma massiva, livre e democrática a eleger seus representantes".
As eleições realizadas nesse domingo decidiram os representantes para as 612 vagas a deputados ao Parlamento e 1.269 vagas para os delegados nas 15 assembléias provincianas. Durante as eleições, 94,17% das cédulas foram validadas, e apenas 4,63% estavam em branco e 1,2%, nulas.
 Alina confirmou a eleição para os cargos em questão, e afirmou que para o parlamento 48,36% das vagas foram preenchidas por mulheres, enquanto 18% por jovens com ate 25 anos. Para as vagas nas assembléias provincianas, 50,5% foram ocupados por mulheres, e 7% por jovens com até 30 anos. A media de idade entre os eleitos é de 46,5 anos.
O CEN afirmou que a eleição ocorreu normalmente, e garantiu total transparência, afirmando que os dados finais serão anunciados durante os próximos dias.
Para Mirta Rodriguez, porta-voz da Comissão Eleitoral e mãe de Antonio Guerrero, um dos 5 heróis cubanos presos nos EUA, seu filho está presente através dela, que considera "um dever patriótico exercer o direito ao voto", e acrescenta que "espera que sejam as ultimas eleições sem nossos filhos".
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: