quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A DEGENERAÇÃO CAPITALISTA

No cerne da ideologia burguesa está o individualismo, produto da propriedade privada e da produção de mercadorias, que geram a constante competição entre os seres humanos. Cada um por si, Deus por todos. O ego é o Deus das relações humanas no capitalismo. E o egoismo é eleito valor supremo. Na caça ao dinheiro - expressão suprema da riqueza capitalista -, vale tudo.

As características da ideologia burguesa são levadas ao extremo nesta etapa degenerada que atingiu o capitalismo/imperialista, nesta etapa sob o domínio da plutocracia. Num verdadeiro salve-se quem puder, a violência assume o lugar da solid
ariedade. A truculência a la Rambo é vendida como virtude. Sentindo-se só, abandonado pela sorte, isolado e sem conseguir subir na vida, vencer, nesse mundo do dinheiro, o indivíduo torna-se neurótico. A violência de uns e a fuga para os tóxicos de outros não são mais que expressão desse quadro desumano.





Alternando sua vida entre um trabalho extenuante e a frente de um aparelho de TV, o indivíduo se robotiza e se idiotiza(degeneração mais terrível da condição humana, ao perder a capacidade de pensar). A hipocrisia, num mundo assim, passa a ser considerada uma virtude: agir diferente do que prega é uma arma de sobrevivência num mundo baseado na mentira.





NILSON ARAUJO DE SOUZA

Nenhum comentário: