domingo, 26 de agosto de 2012

Índice da ONU coloca Venezuela como país menos desigual na AL


O informe sobre as nações latino-americanas realizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinalou que a Venezuela é o país com menor desigualdade entre ricos e pobres da América Latina.

O informe, divulgado no Rio de Janeiro na terça-feira (21), informou que com base no índice de Gini a Venezuela e depois o Uruguai são os países menos desiguais da região. "A Venezuela, com 0,41 no índice de Gini, é o de menor iniquidade", indica o informe.

O índice, que mede a desigualdade na distribuição da renda em 187 países, varia de 0 a 1 – e a sociedade é menos desigual quanto mais ele se aproxima de zero.
N
esses países, a diferença de recursos entre o 20% mais rico e o mais pobre não supera 10 vezes, enquanto a média da América Latina é: "os 20% da população mais rica têm uma média de recursos per capita quase 20 vezes superior ao dos 20% das pessoas mais pobres".

O governo venezuelano, presidido por Hugo Chávez, tem como uma de suas metas principais a redução da pobreza extrema e a inclusão social, objetivos que vem alcançando, segundo as cifras oficiais, graças a criação de emprego, aumentos salariais, melhorias na educação e a saúde e aos programas sociais que desenvolve para as populações mais vulneráveis. Antes de Chávez assumir, em 1998, o mesmo índice, na Venezuela, era 0,495, portanto era um país que apresentava maior desigualdade que México, Uruguai, Guiana e Costa Rica.

Em contrapartida, entre os mais desiguais encontra-se o Brasil que, apesar da redução da pobreza nos últimos anos, situa-se atrás apenas de Guatemala, Honduras e Colômbia, de acordo com relatório. 

O índice é parcial e não cobre todos os países. Cuba, que é na verdade o mais desigual entre os latino-americanos, por seu sistema socialista, não é avaliado pela ONU.

 

Nenhum comentário: