sexta-feira, 27 de julho de 2012

Iluminados contratam Exército dos EUA para dar pitacos sobre o São Francisco



Segundo o gerente de concessões e projetos especiais da Codevasf, Roberto Strazer, o contrato tem o prazo de três anos e os engenheiros do Usace devem apresentar 12 projetos de assessoria técnica para a navegação do rio. "São estudos sobre dragagem, controle de erosão e estabilização das margens, geotecnia, dentre outros", disse.

O Usace foi criado em 1882 para atuação em desastres, como enchentes, terremotos e furacões, mas recentemente tem apoiado as ações militares no Iraque e Afeganistão. Dois engenheiros civis do órgão ficam permanentemente no Brasil, fazendo estudos e avaliações nas margens do rio, trabalhando de forma coordenada com militares e civis do Exército norte-americano em Washington.

Todos os chefes do Usace são militares, com a patente de general. No entanto, o gerente de projetos da Codevasf disse não ver riscos à segurança nacional em trabalhar com o Exército norte-americano. Roberto Strazer alegou que eles possuem um "conhecimento incrível" em navegação. "São técnicos e temos muito a ganhar com a parceria", acrescentou.

Na semana passada, o comandante do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, brigadeiro Douglas Fraser (que responde diretamente ao secretário de Defesa e ao presidente Barack Obama), esteve em Brasília para acompanhar o trabalho.

Fraser é graduado pela Academia da Força Aérea, como bacharel em Ciência Política, e pós-graduado pela Universidade de Auburn, com Mestrado em Ciência Política. Atualmente à frente do Comando Sul dos EUA, é responsável pelas ações do Departamento de Defesa nas 45 nações das Américas do Sul e Central e do Mar do Caribe, compreendendo uma área de 25 milhões de km2.

Segundo o professor Marcos Coimbra, membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres), titular da Academia Brasileira de Defesa e da Academia Nacional de Economia e Autor do livro Brasil Soberano, o contrato é "um absurdo inexplicável e imperdoável", em especial por tratar-se de um acordo entre um órgão do Ministério da Integração e um organismo estrangeiro, representado por um oficial general da mais alta patente das FFAA dos EUA.

"Esta aberração está sendo concretizada com o conhecimento da Presidência da República? O Congresso Nacional apreciou o assunto? E o Exército Brasileiro foi ignorado?", indagou Coimbra. O professor alertou que no local existe uma rica região mineral, questionando a justificativa de investigação geológica por estrangeiros na área.

http://www.horadopovo.com.br/
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão subordinado ao Ministério da Integração, contratou o Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos (Usace) para estudar alternativas que tornem navegável o Rio São Francisco. O contrato, de R$ 7,8 milhões (US$ 3,84 milhões), foi assinado em dezembro do ano passado.

Nenhum comentário: