quarta-feira, 4 de julho de 2012

Construção civil acende “luz amarela”, diz CNI



Segundo documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade da construção civil caiu pela sétima vez nos últimos 12 meses apresentando queda de 48,9 pontos no mês passado, diante dos 50,6 pontos verificados em abril.

Os dados divulgados pela entidade no último dia 29 indicam que a retração atingiu empresas de três segmentos pesquisados: construção de edifícios, obras de infraestrutura e de serviços especializados. A pesquisa foi feita com 485 empresas de grande, médio e pequeno porte.

O índice de utilização da capacidade de operação, que mede o volume dos recursos, mão de obra e maquinário utilizados pelas empresas, também apresentou queda no último mês, saindo de 72% em abril para 71% no mês passado. O emprego no setor manteve-se estável em maio em comparação com o mês anterior, apresentando o número de 50,1 pontos. Segundo a CNI, “o último indicador a ter variação para baixo, normalmente, é do emprego. O empresário segura o quanto dá antes de demitir, para se certificar de que é, realmente a única saída, uma vez que demissões implicam custos elevados”. Em comunicado a entidade destaca que “o setor está com a atividade desaquecida e que a expressiva queda acende um sinal amarelo, ainda mais nesse momento do ano”.

Nenhum comentário: