quinta-feira, 21 de junho de 2012

Êxito da missão espacial chinesa ressalta a decadência dos EUA


China lança sua primeira missão espacial tripulada a módulo orbital


Acoplamento foi um grande sucesso”, declarou o Centro de Controle Aeroespacial de Pequim. A aeronave Shenzou-9, tripulada por três astronautas, entre uma mulher, Liu Yang, conectou-se com o laboratório Tiangong-1

A China lançou ao espaço no sábado (16) a nave espacial tripulada Shenzhou – 9 levada pelo foguete lançador Grande Marcha - 2F.

"A primeira missão de acoplamento espacial tripulada foi um grande sucesso. O anel de acoplamento da aeronave chinesa Shenzhou – 9 alcançou o módulo orbital do laboratório Tiangong - 1 e a astronave foi suavemente impulsionada por seus motores para finalizar com êxito o processo de união", declarou o Centro de Controle Aeroespacial de Pequim.

O lançamento da aeronave espacial tripulada com três astronautas a bordo, entre eles uma mulher, Liu Yang, no sábado (16) transcorreu normalmente e o presidente da China, Hu Jintao, parabenizou a equipe de técnicos pelo sucesso do lançamento da nave espacial.

Hoje (18) os três astronautas entraram flutuando no laboratório Tiangong – 1 para realizar experimentos científicos, exercícios físicos e para descansar.
"Jiang Haipeng, comandante da primeira missão de acoplamento espacial tripulado da nave Shenzhou – 9, foi o primeiro a entrar no Tiangong – 1 depois do exitoso acoplamento automático realizado às 14:07 h de hoje, lhe seguiram seus companheiros Liu Wang e Liu Yang", noticiou a agência chinesa Xinhua.

"Os três são os primeiros habitantes da cabine de 15 metros cúbicos, o Tiangong – 1, cujo nome significa "Palácio Celestial", complementa o informativo e acrescenta: "A transmissão televisiva ao vivo desse fato mostrou os astronautas em seus uniformes azuis saudando, diante das câmeras instaladas na cabine módulo, que com um peso de 8,5 toneladas, veio viajando ao redor da terra durante 263 dias desde seu lançamento em setembro de 2011".

"A verdadeira prova da missão será o acoplamento manual dentro de seis dias", comentou Zhou Jiannping, engenheiro-chefe do programa espacial tripulado da China e acrescentou "que o êxito dessa manobra demonstrará que o país domina as chaves do encontro e acoplamento espaciais. Isto também significará que a China será plenamente capaz de enviar pessoal e carga a um transportador espacial," pontuou Zhou.

O acoplamento a mão é considerado como um importante passo à diante para o programa espacial tripulado da China que pretende construir uma estação espacial até o ano de 2020 quando provavelmente será retirada a Estação Espacial Internacional.

Wang Ruijun, desenhista geral do sistema de seguimento e comunicação da missão disse hoje (18) "que os engenheiros criaram novas formas para integrar o controle telemétrico múltiplo e os canais de comunicação facilitando assim consideravelmente o processo de direção da nave espacial Shenzhou – 9 a partir de grandes distâncias". Ele acrescentou que "para garantir uma comunicação fluida entre os astronautas e o controle terrestre os engenheiros desenharam uma sistema telemétrico que se serve de tecnologias de retransmissão por satélite assim como estações de seguimento baseadas em terra e mar".

"A China espera ampliar a cooperação internacional para as futuras explorações espaciais" declarou Lu Xinguang, um dos principais engenheiros do sistema de controle do foguete lançador desta missão.
ROSANITA CAMPOS

Nenhum comentário: