domingo, 1 de abril de 2012

O encontro com os cubanos lhe deu a oportunidade de conhecer-nos melhor e constatar a justeza de nossos propósitos

 Discurso proferido pelo Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, na cerimônia de despedida a Sua Santidade Bento XVI, no aeroporto internacional "José Martí", de Havana, em 28 de março de 2012
(Versões Taquigráficas - Conselho de Estado)
Santidade:

Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, na cerimônia de despedida a Sua Santidade Bento XVIDesde sua chegada à terra cubana, nosso povo o acolheu e hoje o despede, com sentimentos de respeito e afeto.

Sua visita decorreu em um ambiente de mútua compreensão. Seu encontro com os cubanos lhe deu a oportunidade de conhecer-nos melhor e constatar a justeza de nossos propósitos.

Cuba tem como seu objetivo principal a dignidade plena do ser humano. Somos conscientes de que esta não só se constrói sobre bases materiais, mas também alicerçada em valores espirituais, como a generosidade, a solidariedade, o sentimento de justiça, o altruísmo, o respeito mútuo, a honradez e o apego à verdade.

Fazermos o bem comum foi um princípio que aprendemos do padre Félix Varela. Depois, José Martí escreveu que "sermos cultos é a única maneira de sermos livres" e nos convocou a "conquistar toda a justiça".

Conferimos suprema importância à família, favorecemos tudo aquilo que a enaltece e privilegiamos o papel dos pais na educação dos filhos. Cuidamos da infância como nossa maior esperança e alentamos a juventude, sem nenhum paternalismo, à participação livre e criadora nas realizações de nossa sociedade.

Reconhecemos a contribuição patriótica da emigração cubana, desde a contribuição decisiva a nossa independência dos tabaqueiros de Tampa e Cayo Hueso e todos os que foram sustento dos anelos de José Martí, até os que se opõem hoje àqueles que atacam Cuba e manipulam o tema migratório com fins políticos. Temos realizado prolongados esforços para a normalização plena das relações de Cuba com sua emigração, que sente amor pela Pátria e por suas famílias e persistiremos neles, pela vontade comum de nossa Nação.

Este é um povo justo que sente orgulho das virtudes de seus cinco filhos condenados por lutar contra o flagelo do terrorismo e defender a verdade, que os acompanha em cada minuto de seu encerro não merecido e partilha os sentimentos de suas famílias que sofrem.
Satisfaz nosso país estar entre os que mais têm feito pela vida, a liberdade e a dignidade humana.

Compartilhamos a certeza de que só a mobilização da consciência dos povos, o respeito mútuo, o diálogo e a cooperação permitirão ao mundo achar soluções aos mais graves problemas.

Santidade:

Temos encontrado muitas e profundas coincidências, embora, como é natural, não pensemos da mesma forma sobre todas as questões.

O povo cubano, abnegado e instruído, escutou com profunda atenção cada uma das palavras que Sua Santidade proferiu.

Por sua decisão de visitar-nos, por seus afetuosos sentimentos para os cubanos, que sempre recordaremos, expresso-lhe, em nome de Cuba e no meu próprio, nossa profunda gratidão e aprezo.

Muito obrigado.

Nenhum comentário: