sexta-feira, 9 de março de 2012

A LUTA DAS MULHERES



Durante vários séculos as mulheres foram discriminadas em várias sociedades e continuam tendo seus direitos não respeitados pelas leis ainda hoje em pleno ano de 2012. Foram muitas lutas para conseguir um lugar de igualdade com os homens, o direito ao voto, de disputar o lugar no mercado de trabalho, de poder ter dupla jornada reconhecida em casa e na profissão e mais uma série de reivindicações do sexo feminino.

A instituição do 8 de Março foi uma conquista das mulheres em todo o planeta e mostrou a capacidade de organização das trabalhadoras para alcançar os seus objetivos. A luta das mulheres foi um processo de acumulação de forças ao longo de muitas décadas em várias partes do mundo e mostrou que somente com a presença feminina seria capaz do homem também conseguir a sua libertação da exploração no dia a dia. Uma coisa bem simples mostra que os dois sexos se complementam é que a vida não existe sem os dois opostos(o masculino e o feminino) e por isso é preciso respeito mútuo nesta relação do homem com a mulher.

No Brasil surge um fato novo com a eleição de uma mulher como Presidenta da Republica no caso, Dilma Roussef. Ela está colocando em postos chaves da administração pública mulheres que assim podem mostrar a sua capacidade de trabalho e de competência. A eleição de uma membro do sexo feminino para o mais alto cargo do país foi um processo de luta que mostrou que podem acontecer avanços em nossa sociedade, mas as mudanças radicais passam por uma nova consciência dentro dos padrões sociais em que vivemos.

A ocupação de espaço pela mulher em vários setores é uma acumulação de forças, mas a união pela libertação do ser humano deve envolver o homem e a mulher. Novas leis nas áreas trabalhistas e sociais, além normas judiciais para coibir a violência contra as mulheres são formas de garantir um tratamento mais humano ao suposto sexo frágil, que se conseguir desenvolver plenamente as suas capacidades irá criar uma nova relação na história da humanidade.

Julio Cesar de Freixo Lobo

Nenhum comentário: