quarta-feira, 28 de março de 2012

Empresa denunciada por pagar propina se expandiu na gestão serrista no Ministério da Saúde


Foi na gestão de José Serra no Ministério da Saúde (1998/2002) que a Toesa Service, uma das empresas denunciadas no programa “Fantástico” da Rede Globo por manipular licitações e pagar propinas, mais se expandiu. A própria página na internet da empresa diz que abriu uma filial em São Paulo em 2005 “atendendo já de início a Prefeitura da Cidade de São Paulo”. Em 2005, Serra assumiu a prefeitura de São Paulo.

Segundo levantamento do blog do jornalista Luís Nassif a empresa já tinha um histórico de escândalos, bem como de trabalhos prestados ao Ministério da Saúde, como provam facsímiles dos contratos com o Ministério da Saúde publicados no Diário Oficial.

Em 01/10/1999, a empresa assinou um contrato com o referido Ministério para manutenção de viaturas do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia. Em 28/12/99, a empresa assinou um contrato para locação de duas ambulâncias e uma UTI móvel para o Hospital Geral do Andaraí. São apenas dois exemplos.

A Toesa, uma empresa fundada 1988 no bairro Piedade, no Rio de Janeiro, também assinou contratos com a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal, na gestão de José Roberto Arruda, para transporte de pacientes em ambulâncias, com dispensa de licitação. O que está sendo objeto de investigação pelo Ministério Público.

O Ministério Público de Goiás instaurou investigação para apurar o contrato firmado entre o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e a empresa Toesa para os serviços de atendimento pré-hospitalar e transporte de urgência dos usuários do convênio. Em Natal está envolvida em irregularidades, juntamente com à OS ITCI, de quem é contratada, em serviços de combate à dengue.

A gravação do Fantástico foi feita por um repórter que se passou por gestor de compras do hospital de pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A direção do hospital autorizou a gravação.
 
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: