sexta-feira, 23 de março de 2012

Comunidade síria e movimentos sociais realizam ato em Brasília contra agressão estrangeira ao país árabe


Centenas de manifestantes, representantes dos movimentos sociais, partidos políticos e da comunidade síria, realizaram um ato no último domingo (18), em Brasília, em solidariedade ao povo sírio e contra a intervenção estrangeira no país. Eles declararam o apoio às reformas realizadas pelo presidente, Bashar Al Assad, e à luta contra o terrorismo no país árabe.

Diversas entidades populares e partidos políticos estiveram presentes na manifestação e promoveram debates sobre a situação na Síria. Além da comunidade síria do Distrito Federal, participaram da manifestação, representantes da comunidade síria de Anápolis e de Goiânia.

O jornalista Beto Almeida, membro da Junta Diretiva da Telesur, destacou o apoio brasileiro à luta síria. “Essa manifestação mostra o apoio do povo brasileiro em defesa da paz e da solidariedade internacional. Contra o imperialismo norte-americano que só sofrimento tem trazido à humanidade. E que após terem destruído a Líbia, o Iraque e o Afeganistão agora querem destruir a Síria. E de que o povo brasileiro esta irmanado com o povo sírio na defesa das reformas realizadas pelo presidente Bashar Al Assad e juntos conquistarão a paz tão esperada pelo povo sírio”.

Estiveram presentes ainda na manifestação, representantes dos partidos políticos, PPL PSB e PDT. O deputado distrital Raad Massou (PPL-DF), sírio de nascimento e brasileiro naturalizado, defendeu a soberania do povo sírio na decisão do seu futuro, sem que haja interferência estrangeira. Ele manifestou seu repúdio a qualquer tentativa de intervenção militar de potencias estrangeiras na Síria.

O ativista dos direitos humanos, Acilino Ribeiro, destacou que “essa tentativa de intervenção das potencias imperialistas, como EUA, Inglaterra e França, acontece porque além de querem dominar as riquezas naturais da Síria, como seu petróleo, querem mudar o foco das rebeliões árabes como as que estão acontecendo na Arábia Saudita e no Bahrein, onde milhões de pessoas se manifestam para derrubar as duas ditaduras mais sanguinárias e cruéis do Oriente Médio”.

Ele ressaltou ainda que esta é mais uma “tentativa do imperialismo e do sionismo de isolarem o Irã, que tem o apoio do povo e do governo sírio para continuar sua luta pela paz e contra a guerra que os EUA querem promover, assim como também quebrar a unidade de apoio que o presidente Bashar Al Assad dá ao povo e a causa palestina”.

Os manifestantes destacaram que as mobilizações em apoio ao povo sírio se intensificarão. Eles marcaram uma nova manifestação para o início de abril.

Nenhum comentário: