segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rússia e China reagem a cinismo ocidental e pressão contra Síria

China e Rússia reagiram, nesta segunda (27), às pressões internacionais para que mudem suas posturas em relação à Síria. O primeiro-ministro e candidato à presidência russa, Vladimir Putin, criticou o que chamou de atitude "cínica" do Ocidente sobre o tema.


 
Putin defendeu os vetos russo e chinês no Conselho de Segurança da ONU a uma resolução apresentada pelos países ocidentais e árabes de condenação da repressão na Síria, aliada de Moscou.
Leia também:UE aumenta pressão contra Síria e aprova mais sanções
"Os ocidentais não têm paciência para elaborar uma aproximação equilibrada a respeito da Síria no Conselho de Segurança", afirma Putin em um artigo publicado no jornal Moskovskie Novosti.

De acordo com Putin, bastaria à comunidade internacional pedir à oposição armada que se retirasse das cidades. Para ele, "negar-se a fazer isto é cinismo". Putin também se pronunciou contra um eventual ataque militar contra o Irã.

Já o governo da China manifestou irritação com as declarações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que cobrou que a comunidade internacional pressione Pequim e Moscou a mudarem sua posição sobre a situação na Síria.

"Não podemos aceitar isso (...) o mundo exterior não deve impor um plano", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei. Segundo ele, Pequim acredita que "a comunidade internacional deve respeitar integralmente a soberania, integridade territorial e independência da Síria".

A China é partidiaria da ideia de permitir que o presidente Bashar Assad realize reformas para tentar acabar com o derramamento de sangue.

Hillary, por sua vez, convocou - na sexta-feira passada, durante a intitulada conferência dos "Amigos da Síria" na Tunísia - a comunidade internacional para pressionar a Rússia e a China a começarem a desbloquear o caminho para uma resolução do Conselho de Segurança que permita uma intervenção militar como aconteceu na Líbia.

A China sustenta que "a América não tem o direito de gritar em nome do povo árabe", de acordo com um artigo intitulado "Zhong Sheng" (Voice of China), que expressa a posição do Partido Comunista da nação.

"Qualquer pessoa razoável acredita que o povo sírio tem o maior desejo de colocar um fim imediatamente a todos os atos de violência contra civis inocentes e restaurar rapidamente a estabilidade do país e da ordem social normal", diz o texto publicado no "Diário do Povo '.

Nenhum comentário: