sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A MARCHA PARA O ABISMO




Não se trata de otimismo ou pessimismo, ou ignorar a conhecer coisas básicas, ser responsável ou eventos. Aqueles que afirmam ser considerados políticos devem ser jogados no lixo da história quando, como é padrão neste negócio não sabem nada ou quase tudo relacionado a ele.
Não falo, claro, de que ao longo de milênios assuntos públicos tornou-se instrumentos de poder e riqueza para as classes privilegiadas, atividade na qual registro verdadeiro de crueldade foram impostas ao longo dos últimos oito ou dez mil anos para os quais você tem certos vestígios do comportamento social de nossa espécie, cuja existência como seres pensantes, os cientistas, pouco superior a 180 mil anos.Eu não pretendo aprofundar em tais assuntos certamente entediado a quase cem por cento das pessoas constantemente bombardeados com notícias através da mídia, que vão desde a palavra escrita para imagens tridimensionais que começam a exibir nos cinemas caros, e não é distante o dia também dominam as imagens já fabulosos de televisão. Não é por acaso que a chamada indústria do entretenimento está situado no coração da regra de que todo o assédio moral.
Meu objetivo é situar-me no ponto de partida real de nossa espécie para falar sobre a marcha para o abismo. Eu poderia até falar de uma marcha "inexorável" e certamente mais próximo da realidade. A idéia de uma sentença definitiva está implícita nas doutrinas religiosas mais prevalentes entre os habitantes do planeta, sem que ninguém se qualificar para este pessimista. Acreditamos, porém, dever fundamental de todas as pessoas sérias e cordas, existem milhões, lutando para atrasar e talvez evitar, o evento dramático e fechar no mundo de hoje.Inúmeros perigos ameaçam-nos, mas dois deles, a guerra nuclear ea mudança climática, são essenciais e ambos são cada vez mais longe de se aproximar de uma solução.
A conversa demagógica, declarações e discursos da tirania imposta pelos Estados Unidos para o mundo e seus poderosos aliados e incondicional de ambas as questões, não admitem a menor dúvida.
Em Janeiro de 2012, ocidental e cristão Ano Novo coincide com o aniversário do triunfo da revolução em Cuba e no ano que marca o 50 º aniversário da Crise de Outubro de 1962, que colocou o mundo à beira da guerra mundial nuclear, que me obriga a escrever estas linhas.
Minhas palavras não teria sentido se eles tinham a intenção de imputar qualquer culpa ao povo americano, ou em qualquer outro aliado dos EUA na aventura incomum, eles, como outros povos do mundo, seriam as vítimas inevitáveis ​​da tragédia. Os recentes acontecimentos na Europa e em outros lugares mostrar a indignação daqueles maciço desemprego, fome, cai no rendimento, a dívida, a discriminação, mentiras e política, levando a protestos ea repressão brutal de os guardiões da ordem.
Com freqüência cada vez maior falamos de tecnologias militares que afetam todo o planeta lua habitável conhecido apenas por centenas de anos-luz de uma que talvez apropriado se mover na velocidade da luz, de trezentos mil quilômetros por segundo.
Não devemos ignorar que, se a nossa espécie de pensamento maravilhosas desapareceram milhões de anos se passariam antes que haja outro capaz de pensar outra vez, sob os princípios naturais que governam acompanhando a evolução da espécie, descoberto por Darwin em 1859 e hoje reconhecido por todos os cientistas sérios, crentes e não crentes.
Nenhum outro momento da história humana conheceu os perigos atuais da humanidade. Pessoas como eu com 85 anos de idade, tinha chegado aos 18 anos com um diploma de bacharel antes do final do desenvolvimento da primeira bomba atômica.Artefatos de hoje que o personagem pronto para usar ─ incomparavelmente mais poderoso do que o produzido o calor do sol sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ aos milhares.
Essas armas são armazenados nos tanques ainda, somados aos já implantados no âmbito de acordos atingiu valores superiores a vinte mil mísseis nucleares.
A utilização de apenas uma centena dessas armas seria suficiente para criar um inverno nuclear causando uma morte horrível em pouco tempo todos os seres humanos do planeta, como é explicado de forma brilhante e informatizado de dados cientista norte-americano e professor da Universidade Rutgers, New Jersey, Alan Robock.
Aqueles que tendem a ler a notícia de grave e análise, eles sabem como os riscos de um surto de guerra usando armas nucleares está aumentando como as montagens de tensão no Oriente Médio, onde o governo israelense nas mãos de centenas de armas acumular prontidão para o combate nuclear completo, e seu status como potência nuclear principal ou apoiados ou negados. Também tensão crescente em torno da Rússia, um país de capacidade de resposta inquestionável, ameaçado por um suposto escudo nuclear na Europa.
Mova o riso a alegação de que Yankee nuclear escudo na Europa também é para proteger a Rússia do Irã e da Coréia do Norte. Tão fraco é o Yankee posição sobre este assunto delicado, que o seu aliado Israel nem sequer se preocuparam em assegurar a consulta prévia sobre medidas que podem desencadear a guerra.
A humanidade, entretanto, não tem garantia. Espaço cósmico na vizinhança do nosso planeta, está saturado com EUA satélites para espiar o que está acontecendo até nos telhados das casas de qualquer nação do mundo. A vida e os hábitos de cada pessoa ou família se tornou o assunto de espionagem a ouvir centenas de milhões de telefones, e objecto de discussões para resolver qualquer usuário em qualquer lugar do mundo deixa de ser privado para se tornar material de informação para os serviços secretos norte-americanos.
Essa é a lei que é deixado para os cidadãos de nosso mundo sob os atos de um governo cuja constituição, aprovada pelo Congresso em Filadélfia, em 1776, afirmou que os homens até mesmo nasceram livres e iguais e tudo o Criador deu-lhes certos direitos , que não são agora, nem os próprios americanos ou a qualquer cidadão do mundo, mesmo se comunicar por telefone com amigos e familiares seus sentimentos mais profundos.
A guerra, entretanto, é uma tragédia que pode acontecer, e é muito provável que ocorra, a maioria, se a humanidade foi capaz de adiá-la indefinidamente, outro fato igualmente dramático está acontecendo e com ritmo crescente: a mudança climática. Vou apenas apontar o que eminentes cientistas em todo o mundo e expositores têm descrito destaque através de documentos e filmes que ninguém questiona.
É sabido que o governo dos EUA se opuseram aos acordos de Quioto sobre o ambiente, um curso de ação que, mesmo conciliada com seus aliados mais próximos, cujo território sofreria muito e alguns dos quais, como a Holanda, desaparecem quase
O mundo de hoje sem progresso político sobre este problema grave, enquanto os níveis do mar sobem, os grandes lençóis de gelo que cobrem a Antártida ea Groenlândia, onde se acumula mais de 90% da água doce do mundo, derreta com ritmo crescente, e da humanidade e, em 30 de novembro de 2011, oficialmente atingiu a cifra de sete bilhões de pessoas nas áreas mais pobres do mundo está crescendo de forma constante e inevitável.
Será que aqueles que têm se dedicado a bombardear países e matar milhões de pessoas nos últimos 50 anos pode se preocupar com o destino de outros povos?
América é hoje não só o promotor dessas guerras, mas também o maior produtor e exportador de armas do mundo.
Como é sabido país poderoso, que assinou um contrato para fornecer 60 bilhões de dólares ao longo dos próximos anos, o Reino da Arábia Saudita, onde as multinacionais norte-americanas e seus aliados removido a cada dia 10 milhões de barris de óleo leve, ou seja, um bilhão de dólares em combustível. O que será deste país e da região onde essas reservas de energia estão esgotados? É possível que nosso mundo globalizado aceita, sem dúvida, o colossal desperdício de recursos energéticos que levou centenas natureza de milhões de anos para criar, e que aumenta a dilapidação custos essencial.

Não seria de todo digno de personagem inteligente atribuído a nossa espécie.
Nos últimos 12 meses nesta situação piorou consideravelmente desde os novos avanços tecnológicos que, longe de aliviar a tragédia do desperdício de combustíveis fósseis, significativamente piores.
Cientistas e investigadores de craveira mundial veio observando as dramáticas consequências da mudança climática.
Em um documentário excelente pelo diretor francês Yann Arthus-Bertrand, chamado Home, e escrito com a colaboração de prestigiados e bem-informado figuras internacionais, publicados em meados de 2009, ele advertiu o mundo com dados irrefutáveis ​​que estava acontecendo. Com forte argumento exposto as terríveis consequências de comer em menos de dois séculos, os recursos energéticos criados por centenas natureza de milhões de anos, mas o pior não foi o colossal desperdício, mas as consequências suicidas para a espécie humana teria. Referindo-se à própria existência da vida, ele se queixou de que a espécie humana: "... Você se beneficia de um legado fabuloso de 4 000 milhões de anos fornecidos pelo Terra. Você tem apenas 200 000 anos, mas você mudou a face do mundo. "
Nenhuma culpa não podia culpar ninguém até aquele momento, simplesmente declarou uma realidade objetiva. No entanto, hoje temos a culpa que todos nós sabemos e nada podemos fazer para tentar remediá-lo.
Em suas imagens e conceitos, os autores deste trabalho incluem relatórios, dados e idéias que temos o dever de conhecer e considerar.
Nos últimos meses, uma outra filmagem fabulosa mostra foi oceanos, desenvolvidos por dois cineastas franceses, considerado o melhor filme do ano em Cuba, talvez, na minha opinião, o melhor desta época.
É um material incrível para a precisão ea beleza das imagens jamais filmadas por uma câmera: 8 anos e 50 milhões de euros foram investidos nele. A humanidade terá que reconhecer que a evidência de como eles expressam os princípios da natureza não adulterado pelo homem. Os atores não são seres humanos: eles são as pessoas dos oceanos do mundo. Um Oscar para eles!
O que levou-me o dever de escrita não emergem dos eventos referidos aqui, que de uma forma ou de outra eu mencionei anteriormente, mas outros, movidos por interesses das corporações transnacionais, têm vindo a luz medida em últimos meses e na minha opinião, servem como prova definitiva da confusão e caos político que prevalece no mundo.
Apenas alguns meses atrás comecei a ler algumas notícias sobre a existência de gás de xisto. Alegou-se que os Estados Unidos reserva-se disponível para atender as necessidades de combustível para 100 anos. Desde que eu tenho tempo hoje para investigar políticos, econômicos e cientistas pode ser realmente útil para o nosso povo, comuniquei-me com várias pessoas tranquilamente que vivem em Cuba ou no exterior no nosso país. Curiosamente, nenhum deles tinha ouvido uma palavra sobre isso. Certamente não era a primeira vez que aconteceu.

Um deles é surpreendido em si mesmos fatos importantes que estão escondidos em um mar de informação, misturado com centenas ou milhares de notícias circulando no planeta.
I persistiu, no entanto, o meu interesse no assunto. Apenas alguns meses se passaram e gás de xisto não é mais notícia. Na véspera do ano novo já conhecia dados suficientes para ver claramente a marcha inexorável para o abismo do mundo, ameaçada pelos riscos extremamente graves, como a guerra nuclear ea mudança climática. O primeiro, e falou, o segundo, por razões de brevidade, vou simplesmente indicar alguns fatos conhecidos e saber que nenhum quadro político ou pessoa sensata deve ignorar.
Não hesito em dizer que eu observo ambos feitos com a serenidade dos anos vividos nesta fase espetacular da história humana, que têm contribuído para a educação do nosso bravo e heróico.
O gás é medida em TCF, que pode referir-se pés cúbicos ou metros cúbicos ─ não explicados no caso de um ou do outro depende do sistema ─ medidas a ser implementadas num país em particular. Por outro lado, quando falamos de trilhões de trilhões de espanhol, muitas vezes se referem a ele significa um milhão de milhões, esse número é classificado como Inglês trilhões que devem ser considerados quando se analisa o gás em questão são normalmente volumosos. Tente indicá-lo quando necessário.
O norte-americano analista Daniel Yergin, autor de uma história clássica volumosa de petróleo disse, segundo a agência de notícias IPS, já um terço de todo o gás produzido em os EUA são o gás de xisto.
"... A operação de uma plataforma com seis poços pode consumir 170.000 metros cúbicos de água e até mesmo causar efeitos nocivos, tais como influência terremotos, contaminam águas subterrâneas e superficiais, e afetam a paisagem."
O grupo britânico BP, entretanto relatou que "As reservas provadas de gás convencional ou tradicional do planeta totalizando 6,608 bilhões de trilhões de pés cúbicos, cerca de 187 bilhões de metros cúbicos, [...] e os maiores depósitos estão na Rússia (1.580 TCF), Irã (1045), Catar (894), e Arábia Saudita e no Turquemenistão, com 283 TCF cada um. " Este é o gás que havia sido produzir e comercializar.
"Um estudo do governo dos EUA EIA-agência de energia, publicado em abril de 2011 encontrou praticamente o mesmo volume (6.620 TCF ou 187,4 bilhões de metros cúbicos) de gás de xisto recuperável em apenas 32 países, e os gigantes são: China (1.275 TCF), Estados Unidos (862), Argentina (774), México (681), África do Sul (485) e Austrália (396 TCF) ". Gás de xisto é o gás de xisto. Note-se que de acordo com o que é conhecido na Argentina e México têm quase tanto como os Estados Unidos. China, com os maiores depósitos, com reservas equivalentes a quase o dobro daqueles e 40% mais do que os EUA.
"... Os países seculares dependentes de fornecedores estrangeiros teria uma enorme base de recursos em relação ao consumo, como a França ea Polônia, que importa 98 ​​por cento e 64 por cento, respectivamente, do gás que consomem, e que o rock de xisto ou de xisto reservas TCF em excesso de 180 cada ".
"Para removê-la do IPS-xisto pontos são recorreram a um método chamado" fracking "(fraturamento hidráulico), com a injeção de grandes quantidades de água sobre a areia e aditivos químicos. A pegada (razão de dióxido de carbono libertado para a atmosfera) é muito maior do que o gás gerado pela produção convencional.
"Como se trata de as camadas de bomba de crosta com água e outras substâncias aumenta o risco de danos aos solos, lençóis freáticos do subsolo e das águas subterrâneas de água de superfície, a paisagem e as estradas se as instalações para extrair e transportar a nova riqueza defeitos ou erros na gestão. "
Basta dizer que, entre os muitos produtos químicos que são injectados com água para extrair este gás são o benzeno eo tolueno, que são substâncias carcinogénicas terrivelmente
O especialista Lourdes Melgar, do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, acredita que:
"'É uma tecnologia que gera muita discussão e recursos estão localizados em áreas onde não há água' ...".
"O gás de xisto-IPS-expressas são pedreiras não convencionais hidrocarbonetos, presos em rochas que se abrigam, por isso se aplica de fraturamento hidráulico (conhecido em Inglês como" fracking ") para liberar grande escala."
"A geração de gás de xisto envolve grandes volumes de água e da escavação e fratura gerar grandes quantidades de líquido, que podem conter substâncias químicas dissolvidas e outros contaminantes que necessitam de tratamento antes do descarte."
"A produção de xisto saltou de 11.037 milhões de metros cúbicos em 2000 para 135.840 milhões em 2010. Em caso de futuras expansões, a este ritmo, até 2035 irá abranger 45 por cento da demanda de gás em geral, de acordo com a EIA.
"Pesquisas científicas recentes tem alertado sobre o perfil ambiental negativo de gás de xisto.
"Academics Robert Howarth, Renee Santoro e Anthony Ingraffea da Universidade de Cornell em os EUA, concluiu que o hidrocarboneto é mais poluente que o petróleo e gás, de acordo com a pegada de seu estudo 'metano e gases de efeito estufa do gás natural xisto formações ", lançado em abril passado na revista Climatic Change.
"'A pegada de carbono é maior do que o gás ou óleo convencional, visto em qualquer horizonte de tempo, mas particularmente em um período de 20 anos. Em comparação com o carvão, é pelo menos 20 por cento maior e talvez mais do que o dobro em 20 anos ", observou o relatório."
"O metano é um gás com efeito de estufa poluentes mais responsáveis ​​pela elevação das temperaturas globais."
"Em áreas de mineração ativa (um ou mais poços dentro de uma milha), médio e concentrações máximas de metano em poços de água aumentou com a proximidade para o próximo gás bem e era um perigo de explosão", cita o texto escrito por Stephen Osborn, Vengosh Avner, Warner e Nathaniel Jackson Robert de Estado da Universidade Duke.
"Esses indicadores vão desafiar o argumento da indústria que o xisto poderá substituir o carvão na geração de eletricidade e, portanto, um recurso para mitigar a mudança climática.
"'É muito cedo e aventura arriscada".
"Em abril de 2010, o Departamento de Estado dos Estados Unidos lançou a Iniciativa Global para o gás de xisto ajudar os países que procuram maximizar este recurso para identificar e desenvolver, com um potencial benefício econômico para as empresas transnacionais desse país."
Tenho sido inevitavelmente extensa, ele não tinha escolha. Escrevo estas linhas para a Cubadebate site e Telesur, uma das emissoras mais sérias e honestas no nosso mundo de sofrimento.Para lidar com os feriados Permitir o velho eo novo ano.


.

Fidel Castro Ruz


Nenhum comentário: