quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Bolívia escolhe juízes em eleições diretas


"A partir do processo eleitoral que se realizou no domingo (16), se iniciará na Bolívia um novo sistema de Justiça a serviço da população", afirmou o presidente Evo Morales.

Aproximadamente 5,2 milhões de bolivianos foram convocados a escolher pela primeira vez pelo voto popular a suas autoridades judiciárias. A votação foi para escolher entre 122 candidatos, 28 juizes e igual número de suplentes do Tribunal Supremo de Justiça, Tribunal Constitucional, Tribunal Agro-ambiental e do Conselho da Magistratura.

Após a jornada de eleições, Evo destacou a massiva participação, apesar das tentativas de boicote por parte de setores da oposição.

Morales registrou o sucesso da consulta, sem precedentes na Bolívia e no mundo, e afirmou que as novas autoridades deverão viver para a justiça e não dela, como em governos anteriores, quando os magistrados eram eleitos a dedo.

 Conclamou ainda aos bolivianos a continuar com o processo de mudança social.

"Com a participação do povo seguirá este processo de profundas mudanças no social, institucional, estrutural, mas também de como melhorar a situação econômica e social de todos os bolivianos e bolivianas", acrescentou.

"Queremos expressar nosso respeito e admiração pela vocação democrática do povo boliviano. A participação massiva tem sido importante para a democracia e ainda para aplicar e implementar a Constituição", disse.

Os resultados oficiais das eleições serão divulgados até o dia 29, segundo informou o presidente do TSE, Wilfredo Ovando.

Evo destacou que as tentativas de boicote fracassaram, fato provado na participação cidadã nesse novo processo inovador e antes desconhecido dos eleitores.
"Ainda faltou maior informação, socialização (dos candidatos).

Apesar disso, a participação do povo boliviano foi um sucesso", concluiu.

 

Nenhum comentário: