quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Congresso do PDT presta tributo a Brizola e aos 50 anos da Legalidade



O PDT realizou neste final de semana o seu 5º Congresso Nacional em Porto Alegre (RS) prestando uma forte homenagem aos 50 anos da Campanha da Legalidade, movimento encabeçado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, que enfrentou o golpismo para garantir a posse do vice-presidente João Goulart depois da renúncia de Jânio Quadros, em 1961.


O partido também defendeu mudanças sociais e econômicas no país para acabar com as desigualdades sociais e econômicas.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do partido, encerrou no sábado (3) a primeira parte do Congresso convocando os participantes para a segunda parte que acontecerá em maio, em Brasília, para aprovar resolução sobre os 12 eixos temáticos que estarão em discussão nos próximos seis meses. Entre os eixos temáticos prioritários para o partido estão Educação, Saúde e Seguridade Social, Agricultura, Organização Partidária, Reforma Política e Estatutária.

“Estamos modestamente buscar levar o legado de Leonel Brizola”, frisou o ministro.

Lupi leu a carta que a presidenta Dilma enviou aos congressistas do PDT. Ela elogiou o partido por realizar seu Congresso no período da comemoração dos 50 anos da Legalidade. “Foi com a força do povo gaúcho que Leonel Brizola liderou o maior movimento cívico de resistência democrática da história contemporânea do Brasil”, afirmou Dilma.

Participaram do Congresso 1.500 delegados e 400 observadores de 27 estados brasileiros. Estiveram presentes, entre outros, o ex-governador gaúcho Alceu Collares, o senador Cristovam Buarque, os presidentes nacionais do PT, Rui Falcão, e do PCdoB, Renato Rabelo, e mais prefeitos, vices, deputados federais e senadores. Na bertura do evento participaram o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), e outros.

Nenhum comentário: