segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Iraque: apoio às mulheres que lutam para alimentar suas famílias


25 de agosto de 2011 por IraqSolidaridadComunicado de Imprensa da Cruz Vermelha Internacional24 de agosto de 2011Editado por IraqSolidaridad
Genebra / Bagdá (CICV) - As mulheres iraquianas que carregam o fardo de cuidar de suas famílias sozinho, porque seus maridos morreram, desapareceram, foram presos ou foram desativados por ferimentos de guerra, são um dos grupos mais afectados pelas consequências de anos de conflito armado.
Embora reconhecendo os esforços feitos para melhorar a sua situação, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) exorta as partes envolvidas a tomar uma atitude.
"As mulheres que têm famílias chefiadas por e dependentes têm de suportar duras condições de vida", disse Magne Barth, chefe da delegação do CICV em Bagdá, em uma conferência de imprensa hoje em Bagdá, no apresentou os resultados de um estudo realizado pelo CICV a entender melhor a situação das mulheres iraquianas que têm famílias sob seus cuidados. O estudo consistiu em uma série de entrevistas com 119 mulheres em que se revelam as difíceis decisões que têm de fazer para alimentar suas famílias na ausência de seus maridos, pais ou irmãos.
O CICV também apresentou hoje um filme que mostra as dificuldades que as mulheres são submetidas.
"Cerca de 70 por cento destas mulheres gastam mais do que ganham. Eles têm que emprestar dinheiro, vender o pouco que tem e desistir de ir ao médico ou tomar seus filhos fora da escola para eliminar custos ", disse Magne Barth.
"Além disso, 40 por cento das famílias entrevistadas tiveram que colocar seus filhos para trabalhar, muitos deles com apenas 12 ou 13 anos.
Estima-se que um milhão de mulheres lutam para alimentar suas famílias e permanecem dependentes, até certo ponto da ajuda externa. O CICV procura ajudá-los a superar a perda de quem lhes oferecia sustento, em particular, para registrar com o sistema de benefícios sociais no Iraque. "Desde 2009, o CICV reembolsadas as despesas de viagem de mil mulheres, principalmente em Bagdá e al-Anbar, mas também em Basra e Misan, quando eles tiveram que recolher os documentos necessários para solicitar o subsídio", disse Barth.
"Cerca de 6.000 mais as mulheres receberão uma bolsa este ano eo próximo, para que possam seguir em frente até sentir os benefícios de segurança social."
"Nós também oferecemos pequenas doações para as mulheres que querem exercer uma atividade remunerada", disse ele.
"No entanto, estes subsídios não cobrem todas as necessidades, e nem todas as mulheres são capazes de iniciar um pequeno negócio."
O CICV apóia todas as atividades destinadas a melhorar a situação das mulheres que têm famílias sob seus cuidados, e oferecer assistência a essas mulheres e todos os que se dedicam a ajudá-los.

Nenhum comentário: