quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desemprego e arrocho de Cameron sublevam Londres

Revolta explodiu no bairro de Tottenham, onde o desemprego é o mais alto de Londres, e se estendeu às cidades de Liverpool, Manchester e Birmingham

As revoltas que explodiram no dia 6 com a morte do taxista Mark Duggan, durante uma operação policial no bairro londrino de Tottenham, se entenderam a outros bairros da capital inglesa e na noite da segunda-feira às cidades de Liverpool, Manchester e Birmingham, segundo informações da rede britânica BBC.

Durante o levante - deflagrado depois que a polícia recusou-se a receber uma comissão de moradores que protestavam contra o assassinato do motorista, morador da região, de 29 anos, taxista e pai de quatro filhos, baleado pela polícia em circunstâncias não-esclarecidas - foram atirados coquetéis molotov contra prédios e pedras contra a polícia.

Em alguns dos recantos mais pobres de Londres se produziram gigantescos incêndios de lojas, casas e carros. O bairro de Tottenham tem o índice de desemprego mais alto da capital, concentra imigrantes que no recrudescimento da crise perderam seu trabalho. Sua enorme população juvenil que além de não ter acesso à universidade e nem sequer ao ensino secundário, também não conta com nenhum apoio dos órgãos de governo. Na avenida central, a Tottenham High Road, se destacavam o esqueleto carbonizado de um prédio, um ônibus de dois andares convertido numa massa negra e lojas com as portas destruídas; restos da batalha campal que centenas de jovens travaram com os policiais.

A Inglaterra vive uma grande tensão social desde que o governo do primeiro-ministro David Cameron, do Partido Conservador, iniciou o corte de 130 bilhões de dólares para reduzir o déficit fiscal atendendo à linha de priorização de recursos do Estado para os bancos.

Assim, o rombo que pretende cobrir cresceu quando o governo gastou fortunas para salvar os bancos atingidos pela especulação na qual eles próprios embarcaram. O jornal The Guardian divulgou que mesmo que os cortes orçamentários apresentados no “plano de austeridade” do governo tenham ficado em média em 28%, nos locais em que mora a população mais humilde, as autoridades estão cortando de 70 a 80% do orçamento de programas sociais destinados a jovens. Um exemplo disso é a sub-prefeitura de Haringey, onde fica o bairro de Tottenham, cujo orçamento para esses serviços sofreu um corte de 75%, e 8 de 13 clubes onde jovens ingleses podem aprender profissões, praticar esportes, compor e gravar música e ficar longe da influência das gangues, um problema nas áreas mais carentes e afastadas do centro da capital, foram fechados.

Testemunhas citadas pelo jornal The Times assinalaram que Duggan foi morto por um disparo, após ser jogado ao chão pela polícia, contradizendo a versão da Scotland Yard de que o taxista estava armado e que teria morrido durante um tiroteio.

Na segunda-feira, uma violenta jornada com numerosos enfrentamentos entre vizinhos e policiais, a revolta atingiu Birmingham, a segunda cidade mais populosa da Grã Bretanha, onde pelo menos cem pessoas foram presas e dezenas acabaram hospitalizadas.

No norte do país, aconteceram distúrbios nas cidades de Manchester e Liverpool, onde carros foram incendiados e manifestantes entraram em choque com a polícia.

Na madrugada da terça-feira, a violência chegou a locais mais centrais de Londres, como Notting Hill, Clapham, Ealing, Camden e Hampstead.


Nenhum comentário: