terça-feira, 5 de julho de 2011

Desastre da Exxon joga petróleo numa extensão de 130 km do rio Yellowstone


Um oleoduto da Exxon Mobil, rompeu-se na sexta-feira (01) despejando petróleo bruto numa extensão de 130 quilômetros no rio Yellowstone, em Montana, nos EUA. O vazamento ocasionou a evacuação temporária de centenas de pessoas de regiões próximas a Billings, no centro-sul de Montana.

Há temores de que o vazamento se espalhe amplamente pelo Parque Nacional de Yellowstone, importante ponto turístico do país, que serviu de cenário para a casa da personagem de quadrinhos da Disney, Zé Colmeia.

Ao longo de seu curso, o rio tem diques que convergem com o rio Missouri, cruzando a fronteira de Montana com a Dakota do Norte. Também existe ameaça de explosões, informou o chefe do Corpo de Bombeiros de Laurel, a 19 quilômetros de Billings. Ele disse que cerca de 140 pessoas de Laurel foram deslocadas no sábado diante do temor de possíveis explosões.

Segundo a petroleira, o vazamento foi de cerca de 1000 barris de petróleo. Entretanto, o governador de Montana, Brian Schweitzer, do Partido Democrata, questiona esta versão inicial da Exxon que tinha falado em 10 km de sujeira. “Esta é uma parte selvagem do país e eles não tem ideia se se trata de 5 milhas, 50 milhas ou 100 milhas, ou estão adivinhando”, ironizou. Ele acrescentou que o impacto do vazamento só poderá ser dimensionando após o envio de barcos para inspecionar a área.
HP

Nenhum comentário: