quarta-feira, 22 de junho de 2011

Seis mil servidores federais reivindicam política salarial na marcha em Brasília


Cerca de seis mil servidores públicos federais realizaram a 3ª marcha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na última quinta-feira.

Em campanha salarial, a categoria reuniu algumas reivindicações comuns a todos os setores, tais como a incorporação de gratificações, paridade de vencimentos ativos e inativos, uma política salarial que reponha as perdas salariais inflacionárias e a realização de novos concursos públicos.

Alguns problemas são agravados em determinadas áreas, como a questão dos concursos, “Hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos servidores é sobrecarga de trabalho, por causa da falta de pessoal. Na saúde e na Previdência, isso é pior”, destaca Hélio de Jesus, diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps).

Até agora, após as manifestações dos dias 16 de fevereiro e 13 de abril, houve reuniões entre os servidores e a ministra do planejamento, Miriam Belchior, e foi aberto um calendário de negociações na Secretaria de Recursos Humanos, mas ainda não há uma proposta concreta, afirmam as entidades.

Durante a marcha, alguns dirigentes foram recebidos pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Devarnier Paiva, e logo depois pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e no próximo dia 5 de julho, o governo irá apresentar uma proposta de política salarial para o funcionalismo.

Para o mesmo dia, as entidades sindicais estão preparando um Dia Nacional de Luta, De acordo com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), além de Brasília, também haverá mobilização e paralisação de atividades nos Estados. Uma nova plenária está marcada para o dia 8 de julho. 
HP

Nenhum comentário: