quinta-feira, 30 de junho de 2011

Segunda turma do TRF 3 ajuda Dantas e recusa ação contra espionagem da Kroll


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e recusou, dia 14 de junho passado, denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra funcionários da Kroll em um dos processos criminais decorrentes da Operação Chacal, deflagrada pela Polícia Federal em 2004 para apurar atos de espionagem praticados pela empresa.

Na investigação, a PF também acusou Daniel Dantas de contratar a Kroll para espionar a Telecom Itália.
Na ação julgada pela 2ª Turma do TRF, o Ministério Público denunciou nove funcionários da Kroll, pela violação de sigilo fiscal e de dados de 11 pessoas, por meio de corrupção de servidores públicos. Segundo a PF, a Kroll também espionou autoridades do governo Lula, como o ex-presidente do Banco do Brasil Cassio Casseb e o ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo).

À época, a Brasil Telecom, então controlada por Daniel Dantas – dono do banco Opportunity, contratou a empresa de espionagem norte-americana.

No ano passado, o mesmo TRF livrou o bandido e outros réus de várias acusações do Ministério Público no outro processo originado da Operação Chacal. Nessa ação, em que Dantas foi denunciado por espionar a Telecom Itália, sobrou a acusação por formação de quadrilha.

A briga entre Brasil Telecom e Telecom Itália, que expôs o submundo de espionagem, ilegalidades e intrigas dos açambarcadores de estatais, teve origem na tentativa de submeter os fundos de pensão de estatais brasileiros e, usando eles, dominar boa parte do setor de telecomunicações, entregue a empresas privadas nas escandalosas privatizações do governo Fernando Henrique.
HP

Nenhum comentário: