sexta-feira, 24 de junho de 2011

Namíbia exige o fim imediato dos ataques da Otan à Líbia



O presidente da Namíbia, Hifikepunye Lucas Pohamba, em visita oficial de dois dias a Angola, exigiu, na cidade de Luanda, o fim imediato dos bombardeios contra a Líbia pelas forças da Otan.

Antes de partir da capital, na terça-feira (21), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o líder africano expressou em coletiva de imprensa que esses ataques devem terminar para permitir que a África resolva seus problemas e a União Africana possa ajudar a superar a situação na Líbia, informou a Prensa Latina.

Também manifestou que para alcançar a paz no Estado do Norte da África os países que provocaram o conflito devem suprimir o fogo e realizar negociações de paz.

Considerou que o continente africano não concorda com a atitude das forças estrangeiras que bombardeiam esse país soberano porque, além de ser uma ingerência inaceitável, no Estatuto que rege a União Africana existem cláusulas que oferecem oportunidades de diálogo aos próprios líbios.

Lucas Pohamba, que também é presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, discutiu com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, o ataque contra a Líbia, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Ambos Chefes de Estado abordaram ainda aspectos da cooperação bilateral entre Angola e Namíbia, além das questões relacionadas com a situação no norte da África e na região da África Austral.
HP

Nenhum comentário: