quinta-feira, 30 de junho de 2011

Explosões de bueiros da Light fazem Copacabana “parecer um campo minado”, denunciam moradores
 
A falta de manutenção nos bueiros da Light continua a causar transtornos aos moradores do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, um dos bueiros da Rua Duvivier, em Copacabana, zona sul da capital fluminense, soltou fumaça por volta das 11 horas e assustou os moradores que convivem com tampas de 60 kg que voam pelo ares.

É a quarta ocorrência em menos de um mês. No sábado (25), duas caixas subterrâneas entraram e curto e causaram uma explosão tão grande que arrancou a plana de sinalização com o nome da rua Constante Ramos, também em Copacabana.

Os moradores do bairro demonstram indignação com a situação e a falta de providencias da concessionária e classificaram a situação como um “campo minado”.

“Foi um barulho muito grande e o susto também. Tudo aconteceu em uma fração de segundo. Teve gente que chegou a se encolher no chão sem saber o que estava acontecendo. Isso aqui parece um campo minado”, destacou o jornaleiro Evaldo Pereira, que possui uma banca ao lado do local.

No domingo anterior, dia 19, um funcionário da empresa, privatizada em maio de 1996 com a desculpa da “boa gestão” particular, foi parar no hospital com 46% do seu corpo queimado depois que um bueiro em que trabalhava explodiu na rua Conde do Bonfim, na Tijuca, zona norte carioca. E, no dia 1º de junho, outro bueiro explodiu entre as ruas da Constituição e Gomes Freire, no Centro da cidade.

Em abril, quando uma outra explosão abriu uma cratera na av. N. S. de Copacabana, deixando três pessoas feridas, dois táxis avariados por uma tampa que voou quatro metros de altura, o presidente da Light, Jerson Kelman, disse que, das 4.000 galerias da Light na cidade, 2.000 estão em situação de risco entre o Centro e a zona sul carioca. Kelman, que é ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica e foi presidente do Comitê Gestor da Crise Energética durante o governo Fernando Henrique, “informou”, ao assumir a presidência da Light que pelo menos 130 galerias poderiam explodir a qualquer momento.

Nenhum comentário: