quarta-feira, 22 de junho de 2011

EUA anuncia, através da USAID, ampliação de ingerência em Cuba

A Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) anunciou o aprofundamento da ingerência nos assuntos internos de Cuba. Desta vez, na forma de subsídios para “projetos de comunicação no país”, destinando especialmente a jovens. A denúncia foi publicada pelo jornal cubano Granma, com base em informações do site Cuba Money Project, do jornalista norte-americano Tracey Eaton, que atua a serviço de interesses norte-americanos para desestabilizar o governo de Cuba.

“Os novos projetos são fundamentalmente destinados a uma pretendida expansão do uso de meios de comunicação social e ao aumento do acesso à informação que aos EUA convêm difundir”, denunciou o diário cubano.

A matéria do referido site detalha como Washington direciona dezenas de milhões de dólares do contribuinte em atividades ocultas e ilegais contra a ilha.

“Este orçamento”, afirmou o site – “inclui seis milhões de dólares em programas para ‘aumentar a liberdade de expressão’ entre jovens de 12 a 18 anos”. “Outros 6 milhões são para ampliar a utilização da internet e aumentar o acesso à ‘informação’. Já outros 9 milhões vão para o “apoio” a grupos de moradores, cooperativas, clubes esportivos, grupos religiosos e outras organizações da sociedade civil.

Para serem beneficiados pela “generosidade” norte-americana esses grupos, segundo pretensões da USAID, deverão se converter em “sócios” da Seção de Interesses Norte-Americanos (representação diplomática dos Estados Unidos em Havana).

“O dinheiro será distribuído nos próximos anos como parte de um plano radical e ambicioso que dá ênfase em atividades na ilha”, segundo afirmou descaradamente Eaton em sua reportagem.
HP

Nenhum comentário: