quarta-feira, 11 de maio de 2011

Obama manda matar clérigo no Iêmen mas assassinos executam pessoa errada

Um ataque de mísseis realizado por Drone (avião não tripulado) norte-americanos no sul do Iêmen na quinta-feira, com objetivo matar o clérigo muçulmano Anwar al-Awlaki, nascido nos Estados Unidos, resultou na morte de dois homens.

Em um primeiro bombardeio, os militares norte-americanos lançaram três mísseis contra um caminhão em que estavam Awlaki e um cidadão de nacionalidade saudita, segundo o jornal espanhol “El País”.

Após a primeira tentativa, os irmãos Abdullah e Mubarak Musaid, que segundo o jornal Wall Street seriam membros da Al-Qaeda, chegaram ao local e trocaram o seu carro pelo caminhão para proteger Awlaki do segundo ataque, do qual foram vítimas fatais.

Anwar al-Awlaki, que é acusado pelo governo norte-americano de ser a principal liderança da Al-Qaeda na Península Árabe, saiu ileso do bombardeio. Foi o primeiro ataque norte-americano no país usando um avião não tripulado desde 2002, quando a CIA atingiu um grupo de pessoas acusadas de serem membros da organização, inclusive um cidadão estadunidense. O ataque de quinta-feira faz parte de um programa do Pentágono contra o que alegam ser membros da Al-Qaeda na região.

Depois da execução sumária de Bin Laden, Obama tomou gosto pelos assassinatos seletivos e aprovou a decisão de eliminar Awlaki.
HP

Nenhum comentário: