sábado, 14 de maio de 2011

O pessoal do “aquecimento global” de mercado


Não vi nos nossos jornais, por isso reproduzo aqui trechos da matéria que saiu ontem à noite no site da BBC,  relatando que novos documentos revelados pelo Wikileaks revelam a corrida secreta pelos recursos naturais do Ártico e que  EUA e Rússia estão ”cavando” o Ártico em busca de recursos como petróleo, gás e até rubis, numa “guerra gelada” econômica, enquanto a camada de gelo da região vai diminuindo.

“Os documentos mostram que países com territórios no Ártico, entre eles os Estados Unidos e a Rússia, estão procurando reivindicar áreas da região, cujo gelo vem sofrendo os efeitos do aquecimento global.

Segundo os telegramas diplomáticos, o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Per Stig Moeller, brincou com os colegas americanos, dizendo: ”Se vocês ficarem de fora, nós é que iremos cavar o Ártico”.

A Groenlândia é um território autônomo dependente da Dinamarca, mas os telegramas mostram que diplomatas americanos acreditam que a Groenlândia está ”claramente caminhando para a independência” e veem nisso uma ”oportunidade única” para companhias americanas de petróleo e gás se estabelecerem na região.

Em outro trecho divulgado, o embaixador americano na Dinamarca, James P. Cain, comentou que ele havia apresentado governantes da Groenlândia a financistas nova-iorquinos, de modo a ”ajudar os groenlandeses a assegurar os investimentos necessários para realizar tais explorações”.(…)

Portanto, quando aparecer um movimento pela independência da Groenlândia, cuidado para não entrarmos numa “fria”.http://www.tijolaco.com/page/2/

Nenhum comentário: