quarta-feira, 20 de abril de 2011

SENADOR TUCANO CONFUNDE A BRANQUINHA

Aécio foge do bafômetro no Rio de Janeiro

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) recusou-se a fazer o teste do bafômetro ao ser abordado em uma blitz da Operação Lei Seca, quando foi parado, no bairro do Leblon, zona sul da capital fluminense, na madrugada de domingo (17). Além disso, ao apresentar sua carteira de habilitação, os policiais verificaram que ela estava vencida desde o dia 15 de fevereiro.

O senador e ex-governador de Minas voltava de um jantar em um restaurante japonês a três quadras de sua cobertura no Leblon quando aconteceu a blitz. Estava acompanhado de um casal de amigos e da namorada, Letícia Weber.

“Há clara presunção de ingestão de álcool”, observou o presidente da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados e relator do projeto que originou a Lei Seca, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ).

O tucano alegou que não fez o teste porque, como estava com a carteira vencida, arranjou mais que depressa um outro condutor e já estava sentado no banco de passageiro, “achando” na hora “desnecessário” passar pelo bafômetro. Disse que a culpa de não ter feito o teste foi da habilitação vencida, porque se não estivesse então teria que submeter seu bafo suspeito no equipamento.

A polícia do Rio lhe aplicou uma multa de R$ 957 e ainda vai perder 7 pontos na carteira, já que a recusa de assoprar o bafômetro é considerada uma infração gravíssima. Por estar com a carteira vencida ele também será multado ainda em R$ 191,54 e receberá mais 7 pontos negativos na habilitação.

Especialistas e membros das redes sociais cobraram que Aécio deveria dar o exemplo. Especialmente por ser ele o garoto propaganda de uma campanha do Governo de Minas Gerais sobre a aplicação da Lei Seca naquele estado. Em um vídeo, de julho de 2009, o então governador do Estado considera que o uso do bafômetro educa os motoristas infratores. Ele afirma na peça que a obrigatoriedade de fazer o teste “é uma forma de educar com um pouco mais de vigor”. Na segunda-feira, após o episódio de domingo, o tucano disse que apoia fervorosamente a Lei Seca. Desde que não seja para ele, claro.

Como se não bastasse a recusa em fazer o teste e dirigir com habilitação vencida, na segunda-feira (18), o senador reconheceu que é sócio da Rádio Arco-Íris Ltda., empresa dona do veículo Land Rover que dirigia ao ser parado pela blitz. Os jornais publicaram que a assessoria do senador confirmou que ele entrou na sociedade da rádio, dirigida por sua irmã Andrea, em dezembro de 2010, dois meses depois de ser eleito senador. A participação acionária em redes de rádio e TV é vedada a parlamentares pela Constituição para evitar a legislatura em causa própria, já que a concessão é dada pelo próprio Congresso.
HP

Nenhum comentário: