quarta-feira, 20 de abril de 2011

Multidão de cubanos celebra 50 anos da vitória sobre a invasão arquitetada por Washington

Mais de meio milhão de cubanos desfilaram pela Praça da Revolução, em Havana, celebrando os cinqüenta anos de regime socialista no país.
A manifestação aconteceu no sábado, na passagem do 50º aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução, na véspera da derrotada invasão da Baía dos Porcos por mercenários financiados pela CIA.
Em 16 de abril de 1961, Fidel Castro proclamou a identidade socialista da revolução cubana, depois que foram bombardeados quatro aeroportos.
No dia 17, uma força invasora organizada e financiada pelo governo dos EUA tentou ocupar a Praia Girón de madrugada. Cuba rechaçou em 66 horas os mercenários, treinados pela CIA e, com o seu líder à frente, garantiu a reundição da maioria dos invasores.
O Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general de Exército Raúl Castro, presidiu os desfiles militar e popular.
Especialmente convidados a essa histórica comemoração, estiveram presentes os 1000 delegados ao VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, que teve início no domingo, assim como uma representação dos veteranos de Girón.
“Dezenas de milhares de jovens participaram com garra da manifestação como expressão de compromisso com a obra pela qual centenas de homens e mulheres deram suas vidas, ao longo destes cinquenta anos de luta, contra o inimigo mais poderoso da terra, o imperialismo ianque. Fidel e Raúl nos convocam a defender o socialismo e a mostrar que a nossa revolução se renova, se atualiza, mas não perde sua essência”, afirmou a primeira-secretária de União da Juventude Comunista, Liudmila Álamo, que liderava uma das mais concorridas colunas.
O VI Congresso do PCC, que se encerra dia 19, debate um plano econômico para enfrentar melhor os desafios do país que sofre um bloqueio persistente por parte dos EUA. Será eleita também uma nova direção partidária.
HP

Nenhum comentário: