quinta-feira, 28 de abril de 2011

Explode gasoduto egípcio que fornece gás barato para Israel

Insatisfeitos com o preço do gás pago por Israel ao Egito, um grupo explodiu na quarta-feira (27) um gasoduto no Sinai no Egito de onde é exportado o gás para Israel. Essa é a segunda vez que o gasoduto explode e o objetivo da ação é pressionar o governo interino da junta militar egípcia a cortar as exportações para Israel.

Os israelenses dizem que cumprem os contratos e pagam o preço “justo”, o preço de mercado, pelo gás produzido por uma companhia israelense no Sinai, mas muitos egípcios reclamam dos preços baixos pagos por Israel e afirmam que os contratos são lesivos e foram assinados há muito tempo e precisam ser repactuados.

“Nós já aumentamos o preço e temos um acordo por 20 anos renegociado no ano passado, é um acordo de longo tempo. Não se muda as regras no meio do jogo”, afirmou Uzi Landau, ministro da infraestrutura de Israel.

O Brasil pagou em janeiro desse ano pelo gás fornecido pela Bolívia o valor de 6,45 dólares por milhão de BTU. A Alemanha, que importa da Rússia 85% do gás que consome, pagou 10,76 dólares por milhão de BTU em média em 2010. Israel paga pelo gás egípcio 4,31 e até o final de 2008 pagava 1,5 dólar por milhão de BTU. O preço do BTU na bolsa de Nova Iorque é de 4,33 dólares por milhão de BTU, variável conforme os preços do petróleo.

O Egito fornece 43% do gás natural consumido em Israel. 40% da eletricidade do país é produzida a partir do gás.
HP

Nenhum comentário: