quinta-feira, 28 de abril de 2011

“Estão inventando inflação para criar pseudocrise”, afirma Lula

O problema é que tem gente que acredita e começa a subir o juro, congelar salários e cortar investimentos para reduzir o ritmo de crescimento, como se isso pudesse resolver problemas que, segundo o nosso ex-presidente, são gerados pela subordinação da economia nacional ao excesso de liquidez do dólar. Não resolve e pode acabar criando uma crise real.

Lula afirma que a economia mundial subordinada ao dólar provocou crise

O ex-presidente Lula afirmou na quarta-feira (27), na abertura do 8º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizado em Guarulhos, que o “descontrole” da inflação é uma falsa crise.

“Estão inventando uma pseudocrise econômica”, disse o ex-presidente no encontro com aproximadamente 500 delegados em um hotel em Guarulhos. “Estão inventando inflação”. “Não vamos permitir que a inflação volte. Nós, não só eles; como consumidores somos responsáveis para que não volte”, reafirmou.

“O problema é que temos uma economia mundial subordinada ao dólar”, assinalou. “O ajuste fiscal nos Estados Unidos é o responsável pela crise que atinge outros países”, acrescentou Lula.

De acordo com o ex-presidente, “a crise mundial não fará com que o governo Dilma Rousseff reduza os investimentos”. “Nenhum centavo do PAC será retirado”, garantiu.

Segundo Lula, entre os investimentos que não serão afetados estão as obras para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O ex-presidente garantiu que o evento “será extraordinário”.

Nesse momento do discurso, Lula brincou com seus antigos colegas do movimento sindical, afirmando que em 2016 eles não teriam mais condições de competir nas modalidades olímpicas. “A gente vai se inscrever no levantamento de copo”, disse.

Lula lembrou que nem sempre a relação foi fácil entre seu governo e os sindicatos, mas que “nunca perdeu” a noção de que lado ele estava.

“Muitas vezes, os companheiros sindicalistas foram duros com o governo, e nós fomos duros com os companheiros. Mas nunca perdemos a visão de que lado nós estávamos, de que lado nós representávamos. No momento difícil foi o movimento popular que assumiu a defesa do governo”, lembrou.

Em entrevista, ao ser perguntado se a oposição estava desmoronando, Lula disse que não. “Já fui oposição. [Ela] é que nem carrapicho, cresce sem ninguém precisar plantar”, disse.

Nenhum comentário: