quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coreanos festejam 99 anos do nascimento de Kim Il Sung

A República Popular Democrática da Coreia - RPDC comemorou na sexta-feira, 15 de abril, o 99° aniversário do Presidente Kim Il Sung. A festa nacional foi realizada em todo o país com inúmeras atividades. Dentre as mais importantes, o “XXVIIº Festival Artístico de Amizade Abril em Primavera de Pyongyang”, o Grande Ato Central no dia 14, a apresentação Artística no dia 15 da Unidade 10215 do Exército Popular Revolucionário da RPDC, que contou com a presença de Kim Jong Il, Presidente da Comissão de Defesa Nacional e Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coreia PTC, e o XII Festival Nacional de Flores Kimilsungias.

No mesmo dia 15, aconteceram durante o dia apresentações de ginástica massiva com mais de cem mil componentes realizando desenhos e configurações com alta precisão, e, à noite, o grande baile popular na Praça Kim Il Sung, no centro de Pyongyang, onde milhares dançaram temas populares tradicionais e canções em homenagem ao Presidente Kim Il Sung, expressando o amor dos coreanos pelo seu grande líder, pai da nação.

A apresentação dos artistas e músicos do Exército Popular Revolucionário da Coreia foi saudada por Kim Jong Il que, ao agradecer, destacou “a grande capacidade dos artistas militares coreanos que cumprem magnificamente sua missão de propagandistas e educadores da era de Songun, difundindo no coração dos militares o grande amor ao Partido, ao Líder, à Pátria e ao Povo, e, por terem oferecido uma tão boa audição de maneira serena e combativa demonstrando seu alto espírito revolucionário"

Kim Jong Il falou ainda das tarefas programáticas do EPR da RPDC e da “importância e do caráter revolucionário do trabalho artístico e cultural e da educação para fortalecer a inesgotável força espiritual e entusiasmo dos militares e de todo o povo”.

Ao finalizar seu pronunciamento, Kim Jong Il expressou sua “esperança e convicção de que o Partido, o Exército e o povo acolherão no próximo ano o Centenário de nascimento do Presidente como a festa máxima da nação, como um momento histórico para a Coreia e para a Humanidade ao registrar inovações e saltos de crescimento em todos os setores, transformando em realidade o desejo do Presidente Kim Il Sung de construir uma Pátria potente e próspera”.

No Grande Ato Central realizado no Palácio dos Esportes de Pyongyang com presença de convidados estrangeiros e da Frente Nacional Anti-imperialista da Coreia do Sul, Kim Yong Nam, Presidente da Assembléia Nacional, fez o principal discurso em honra do aniversariante. “O Presidente Kim Il Sung nasceu em uma família pobre, patriótica e revolucionária de Mangyongdae e desde os 10 anos de idade empreendeu o caminho da luta pela restauração da Pátria. Ele conduziu durante largo tempo a vitória na luta histórica do povo coreano pela libertação nacional até a construção socialista acumulando grandes feitos na história da revolução coreana e na luta pela emancipação da Humanidade.

“O Presidente Kim Il Sung formulou a Ideia Juche que iluminou o caminho mais correto para a luta revolucionária das massas populares e pela independência da Coreia e iniciou a revolução de Songun. Salvou o destino do país ao conduzir à vitória as duas guerras revolucionárias” – para expulsar o invasor japonês e depois na Guerra da Coreia, os EUA – “e assentou a base militar firme para a construção de uma pátria próspera socialista.

“Em pouco tempo, após a libertação, trabalhou magistralmente na construção do Partido e do Estado transformando o PTC em Partido invicto e revolucionário, com a Ideia Juche como diretriz, e que tem suas raízes nas amplas massas populares, construindo no país um poder popular verdadeiro, onde o povo é o dono de tudo e onde tudo é feito em benefício do povo.

“O eterno Presidente Kim Il Sung livrou o povo coreano da exploração e da opressão e fez do território pátrio uma potência independente capaz de sua autodefesa. Ele apresentou a reunificação da Pátria como tarefa essencial da nação coreana e fez, durante sua vida, esforços imensos para consegui-la, assim como foi pródigo na luta pela libertação da humanidade e pela independência em todo o mundo”, afirmou o Presidente da Assembleia Nacional. E concluiu: “A ideia revolucionária e a causa do Presidente Kim Il Sung estão sendo levadas adiante pelo Dirigente Kim Jong Il. Mantenhamos a ideia revolucionária e os ensina-mentos do Presidente Kim Il Sung. O Exército e o povo da Coreia jamais cruzarão os braços diante das imprudentes manobras e provocações militares dos EUA e das autoridades conservadoras sul-coreanas e cumprirão sem falta a causa histórica da reunificação da Pátria. Sob o ideal de independência e da paz, desenvolveremos relações de cooperação com os países que tratam a Coreia com amizade e lutaremos ativamente para zelar pela independência dos países no mundo inteiro”, finalizou Yong Nam.
ROSANITA CAMPOS

Nenhum comentário: