quinta-feira, 28 de abril de 2011

Carter visita Coreia Popular com grupo de ex-presidentes

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter acompanhado do ex-presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, da ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson e da ex-primeira ministra da Noruega Gro Brundtland chegaram no dia 26 a Pyongyang para uma visita de três dias à RPDC – República Popular Democrática da Coreia.

No aeroporto, jornalistas estrangeiros fizeram cobertura fotográfica, mas não conseguiram que o grupo desse entrevistas. A agência de notícias Xinhua informou que o objetivo da visita era a redução das tensões na Península coreana.

A delegação reuniu-se logo após a chegada com o Presidente do Presidium da Assembleia Nacional Popular da Coreia, Kim Yong Nam. Na pauta de discussões a questão nuclear e a ajuda alimentar à RPDC.

Carter entregou um presente ao líder máximo da RPDC, Kim Jong Il, em nome de todo o grupo. No mesmo dia os líderes internacionais foram recebidos pelo Primeiro Ministro da RPDC, Pak Ui Chum.

Carter visitou a Coreia pela primeira vez em 1994 e em agosto do ano passado esteve em Pyongyang para negociar a soltura de um americano preso na RPDC acusado de espionagem e de ter entrado ilegalmente no país.

A chegada dos visitantes coincidiu com a abertura ontem do XXVI Festival Nacional de Ciência e Tecnologia no Palácio de Exposições Permanentes das Três Revoluções onde foram expostos os avanços nas áreas da indústria metalúrgica, carbonífera, elétrica, mecânica, química, biológica, agricultura e indústria ligeira entre outras e contou com participação do Secretário nacional do Partido do Trabaho da Coreia, Choe Thae Bok além de autoridades governamentais.                        R.C.

Nenhum comentário: