sábado, 23 de abril de 2011

“Alta dos juros sempre inibe a criação de empregos no país”, afirma o ministro do Trabalho

Na véspera da decisão do Copom sobre a taxa Selic, terça-feira (19), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que a “inflação não é o diabo que muita gente pinta”.

Segundo ele, a inflação está dentro da meta e há outras medidas que não o aumento dos juros para combatê-la.

“Torço para que [o BC] não suba [os juros], mas acho que vai subir. Acho que a economia mundial tem mecanismos muito eficientes, que não só os juros, contra a inflação”, disse o ministro ao comentar o baixo desempenho do mercado de trabalho em março, que registrou o menor crescimento de emprego do ano, com um saldo líquido de 92.675 vagas abertas. No trimestre, o saldo é de 583.886 empregos. Na quarta-feira (20), o Copom elevou 0,25 ponto percentual a taxa Selic atingindo 12%.

Na avaliação de Lupi, a política de aumento dos juros prejudica a produção, que é o que gera emprego. “Não é o melhor mecanismo, taxas de juros mais altas favorecem o capital especulativo e prejudicam o capital produtivo, inibindo investimentos. Então, sempre a alta de juros inibe a criação de empregos no país”, frisou o ministro Carlos Lupi.

“Não podemos matar as galinhas dos ovos de ouro. A economia tem que continuar a crescer, o povo tem que consumir e fugir do que tem aumento muito acima da média”, observou o ministro.

Contudo, o ministro considera que vai haver recuperação do emprego em abril. “Não há desaceleração, não vejo isso no mercado de trabalho. Vejo um mês de março atípico. Vamos ter um abril muito bom”, disse Lupi. Para o ministro, as medidas do BC “não vão interromper o crescimento da economia e, também, o crescimento da geração de empregos”.
HP
 

Nenhum comentário: