sexta-feira, 25 de março de 2011

PTB belga denuncia tentativa de assalto ao petróleo líbio

O PTB – Partido do Trabalho da Bélgica realizou no domingo em Bruxelas uma manifestação em apoio aos povos árabes e em protesto contra a intervenção estrangeira na Líbia.
 
Em comunicado oficial do partido divulgado durante o ato em Bruxelas, Peter Marten, Presidente do PTB, condenou “a instauração de uma “zona de exclusão aérea” na Líbia que acompanhada de bombardeios “dirigidos” não são nem mais nem menos que uma guerra de agressão contra esse país árabe.
 
“Jamais foi cogitada uma zona de exclusão aérea conta Israel por causa de seus bombardeios de fósforo contra Gaza. Também não se cogitou criar uma zona de exclusão aérea contra o Bahrein cujo governo, com a ajuda da Arábia Saudita, tem massacrado a população civil. Trazem o jargão humanitário sempre que seu petróleo é ameaçado. Isso é mais que hipócrita. A intervenção militar na Líbia não é feita por acaso. Lá está 3,5% da produção mundial de petróleo. A zona de exclusão aérea é na verdade uma zona de controle do petróleo.
 
“As guerras de ocupação do Iraque e do Afeganistão demonstraram que as intervenções militares jamais são humanitárias. Ao contrário, elas fazem um número incalculável de vítimas civis e são motivadas por interesses econômicos geoestratégicos.
 
“Nenhum povo do mundo deve sua liberdade aos bombardeios da OTAN.
 
“Os governos de Washington, Londres e Paris não estão lutando na Líbia em defesa do povo líbio nem se preocupam com os interesses do povo do Bahrein ou da Palestina. Eles lutam pelo controle do ouro negro líbio”, concluiu Peter Marten.
HP

Nenhum comentário: