quarta-feira, 30 de março de 2011

Lula: “Alca não era um projeto de comércio e sim de submissão”

O ex-presidente Lula afirmou, neste sábado, durante visita ao Uruguai, que “o Mercosul, ao comemorar 20 anos de existência, atravessa um momento glorioso”. A afirmação foi feita durante as comemorações dos 40 anos da formação da Frente Ampla do Uruguai. Para Lula, “valeu a pena lutar contra os que defendiam a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) porque a relação proposta no projeto defendido pelos Estados Unidos não era de comércio, mas sim de submissão”.

Lula foi recebido pelo presidente uruguaio, José Mujica, a quem qualificou de “um exemplo a ser seguido” por todos os latino-americanos. Muito aplaudido por um auditório lotado de integrantes da “Frente”, Lula disse que “hoje, há uma nova América do Sul”. “Um continente que ergueu a cabeça, libertou-se das tutelas internacionais e resgatou a sua soberania. Um continente que recuperou a autoestima e voltou a acreditar em si mesmo, em sua capacidade de tornar-se cada vez mais próspero e justo”.

Do Uruguai, Lula seguiu para Portugal, onde recebe da Universidade de Coimbra, nesta quarta-feira, o título de doutor honoris causa, concedido pela Faculdade de Direito da instituição. A homenagem é em reconhecimento à sua dedicação “aos grandes problemas do mundo” e por “preservar a amizade entre os dois países”. A presidenta Dilma também participa da homenagem e, depois, reúne-se com autoridades portuguesas. Juntamente com Lula, Dilma vai discutir projetos de integração entre Brasil e Portugal.

Em encontro, num restaurante na capital Lisboa, com o primeiro-ministro José Sócrates, que caiu ao tentar aprovar medidas de arrocho contra a população portuguesa, Lula aproveitou para falar da crise européia e alertar os portugueses para que não sigam cegamente o que determina o FMI. Ele lembrou que “toda vez que o FMI tentou cuidar da dívida dos países, criou mais problemas do que soluções”.
HP

Nenhum comentário: